Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Equipe de líder de torcida da UTFPR-CT conquista quinta posição em campeonato nacional
conteúdo

Notícias

Equipe de líder de torcida da UTFPR-CT conquista quinta posição em campeonato nacional

ESPORTES

Cheerfest contou com mais de 130 equipes participantes
publicado: 13/12/2023 11h54 última modificação: 13/12/2023 11h54
Bears, time de líder de torcida da UTFPR, durante o Cheersfest (Foto: @cheervisionbr)

Bears, time de líder de torcida da UTFPR, durante o Cheersfest (Foto: @cheervisionbr)

A Bears, equipe de cheerleading que representa todos os cursos de graduação da UTFPR Curitiba conquistou o quinto lugar geral na Cheerfest, considerado o maior torneio do Brasil da modalidade esportiva conhecida como “líder de torcida”. A 11ª edição contou com mais de 130 equipes participantes e aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

A preparação foi árdua. “Era nossa estreia a nível nacional, a expectativa era deixar nossa marca e colocar a UTFPR Curitiba no mapa do cheerleading nacional. A experiência da competição foi surreal, competimos contra grandes universidades com equipes muito fortes e preparadas. Ficamos em quinto lugar na nossa divisão, o campeonato era o maior do país e um dos maiores da América. Tivemos a oportunidade de assistir os clubes apresentarem rotinas de cheerleading em níveis de dificuldade e qualidade que não vemos aqui no estado do Paraná. A equipe voltou mais feliz e unida do que nunca, pois tivemos a experiência de representar a nossa universidade em nível nacional”, comemora Walace Pereira, coordenador do time.

Bears

O cheerleading atlético é uma modalidade esportiva na qual os atletas apresentam uma rotina coreografada com acrobacias e elementos de elevações e pirâmides de pessoas para uma banca de jurados. “Uma logística parecida com a ginástica artística”, explica Walace.

A Bears iniciou em 2014 como uma iniciativa da Atlética de Engenharias e Arquitetura (A.A.A.E.A.), a Avalanche (cujo mascote é um urso), apenas para a prática dos elementos relacionados ao cheerleading. “Conforme a maturidade da equipe crescia, crescia também o cenário do cheerleading atlético no Brasil”. 

“Em 2016, a equipe – até então da atlética – teve sua primeira competição de cheerleading dentro de um jogo universitário. Esse foi só o começo. A partir dali, a gestão já sabia que queria levar o programa a um patamar mais sério que somente nos jogos universitários. No ano seguinte, o Bears abriu as portas para todos os estudantes de graduação da universidade e, no fim de 2017, representou a universidade pela primeira vez no campeonato estadual”, conta o coordenador.

O treino nunca parou e o resultado do esforço foram várias premiações, mas eles queriam mais. “Esse ano estamos mirando mais alto; estávamos com a equipe mais preparada que podíamos ter em anos e queríamos dar um jeito de viajar para o Cheerfest - o campeonato nacional de universitários e de clubes de cheerleading”, lembra Walace. De acordo com o coordenador, a próxima meta da equipe é difundir o programa de líder de torcida da universidade para que mais pessoas possam conhecer o esporte e participar.