Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Equipe do campus Curitiba está na final da Maratona Brasileira de Programação

Equipe do campus Curitiba está na final da Maratona Brasileira de Programação

INFORMÁTICA COMPETITIVA

Time conquistou o 1º lugar paranaense na primeira fase da competição
publicado: 08/11/2021 18h14 última modificação: 03/11/2022 13h25
(Esq. sup.) Gabriel Frizzo; (dir. sup.) Felipe Wolter ; (dir. inf.) Leandro Zatesko; e (esq. inf.) Gustavo Guedes.

O time composto pelos estudantes Gabriel Frizzo, Gustavo Guedes, e Felipe Wolter, todos graduandos do curso Engenharia de Computação, e seu técnico Leandro Zatesko, professor do Departamento Acadêmico de Informática do campus Curitiba (DAINF-CT), venceu a disputa de programação ocorrida dia 31 de outubro. A equipe da UTFPR-CT ficou em 1º lugar e se chama 'Programmeurs: end(0)' (pronuncia-se "programeurs end zero"). Eles classificaram-se junto com o time 'Dupla de Três', da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ficou em 2º lugar.

Essa primeira fase da Maratona Brasileira de Programação da Sociedade Brasileira de Computação ocorreu de forma online e contou com a participação de 524 times de todo o Brasil, divididas por estado. Foram 29 equipes disputando as 2 vagas na final, conquistadas pelo Paraná. "Essa conquista é muito significativa para a UTFPR pela sua importância, a maior do Brasil e que faz parte da maior competição de programação do mundo", comentou o professor. O evento brasileiro integra o International Collegiate Programming Contest (ICPC), competição entre universidades do mundo todo.

As duplas vitoriosas, a 'Programmeurs: end(0)', da Tecnológica, e a 'Dupla de Três', da UFPR, foram treinadas no Projeto de Extensão 'Clube de Programação', do qual o professor Leandro é coordenador. Este projeto é aberto a todos os interessados em programação, sejam da UTFPR ou de outras instituições de ensino, ou até profissionais que já atuam no mercado. Treina também no Clube, o time da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que se classificou como melhor time do Sul.

Numa maratona de programação, os competidores recebem um caderno de problemas e precisam escrever um programa que resolva cada problema. Segundo os juízes, quanto mais problemas solucionados (não existe acerto parcial), mais acumulam pontos e define-se a equipe vencedora. Em caso de empate, o critério será a velocidade com que cada time escreveu a programação. A Final Brasileira está prevista para acontecer de 31 de março até 22 de abril do ano que vem, presencialmente, na cidade de Gramado-RS.

Para obter mais informações sobre o projeto Clube de Programação, clique AQUI