Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Equipe Imperador conquista posição inédita no BAJA SAE Brasil

Equipe Imperador conquista posição inédita no BAJA SAE Brasil

COMPETIÇÃO

Estudantes do curso de Engenharia Mecânica conquistam o 11° lugar, a melhor colocação da história da equipe
publicado: 29/03/2022 19h30 última modificação: 03/11/2022 12h15

O projeto de extensão "Equipe Imperador de Baja" conquistou a melhor colocação na história na 27ª edição da Competição Baja SAE Brasil, realizada na primeira quinzena de março. Mais de 60 equipes universitárias do país participaram da disputa, cada uma com o próprio protótipo. A Equipe Imperador, representante da UTFPR Curitiba, foi destaque na prova, ficando em 11° lugar, com 94,55 pontos. Foi uma evolução de 13 posições no ranking geral em relação à competição passada e coloca a equipe em um novo patamar.

A Imperador é uma atividade do curso de Engenharia Mecânica com o objetivo construir um veículo off-road para participar de competições. Com a conquista, a equipe passa a integrar o primeiro pelotão dos times, com vantagem para as próximas etapas, que ocorrerão entre os dias 20 e 24 de abril, em São José dos Campos, São Paulo. A competição terá provas dinâmicas, de resistência e de apresentação de projeto.

“No Baja, você atinge todos os níveis de aprendizado, pois o estudo não é direcionado para tirar uma nota boa, mas sim para melhorar alguma coisa no projeto. Então se você tem uma ideia, você vai pesquisar sobre, amadurecer o pensamento e explicar para os outros integrantes, isso ajuda muito na formação” - explicou Diego Mainardes, atual Capitão da Equipe Imperador.

“A experiência proporcionada pelos projetos de extensão permite ao estudante se desenvolver e se preparar, seja para o mercado ou para o ambiente acadêmico. No caso do baja, proporciona aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos sobre diferentes áreas, como engenharia, administração e marketing, e também contribui para uma vivência empresarial industrial”, comenta o professor Laercio Javarez Junior, orientador da equipe e chefe do Departamento Acadêmico de Mecânica.

Novo carro

Atualmente, a Imperador conta com 30 integrantes. Na última quinta (24/03), ocorreu o lançamento da nova marca da equipe e a exposição do novo carro, o protótipo J12, que será posto em prática em abril, na Etapa Nacional do Baja SAE. O evento foi na sede Centro do campus Curitiba, com presença de Marcos Schiefler, reitor da UTFPR.