Notícias
Escritório Verde do campus Curitiba é referência internacional
O Escritório Verde já ganhou dois prêmios: o Santander Universidade e o “Boas Práticas”, da ONU
O Escritório Verde do campus Curitiba da UTFPR é ponto de referência no quesito sustentabilidade e inovação no Brasil e expande suas fronteiras para além do país. Idealizado em 2010, o projeto uniu esforços de acadêmicos e especialistas da Universidade Tecnológica Federal.
Já em 2012, os planos saíram do papel e a construção tomou forma, como explica Eloy Casagrande, coordenador do Escritório Verde e professor da UTFPR no departamento acadêmico de Construção Civil (DACOC): “Foi o projeto da UTFPR com maior número de apoiadores em toda a história da Universidade, com mais de 50 parcerias”.
O projeto buscava entender por que o uso da madeira estava sendo reduzido em construções civis. A partir disso, a decisão foi realizar uma construção “carbono zero”, usando a técnica Wood Frame, que se trata de uma estrutura de madeira que reduz o tempo de entrega, evita desperdícios e diminui significativamente a geração de lixo.
De acordo com Eloy Casagrande, o escritório foi pioneiro em Curitiba no uso de telhado verde, sistema que equilibra a temperatura nos ambientes internos, e provou que é possível a captação de energia solar na capital paranaense. Com ajuda da Copel, foi possível realizar a ideia de gerar energia fotovoltaica (energia da luz do Sol) e o escritório se tornou “energia positiva”, ou seja, produz mais do que consome. Além disso, a construção conta com sistema de coleta da água da chuva, que reduz em, aproximadamente, 50% o uso da água encanada.
Com essas inovações, o Escritório Verde já ganhou dois prêmios pela suas iniciativas, o Prêmio Santander Universidade, na categoria Sustentabilidade, o Prêmio “Boas Práticas”, da ONU, ambos em 2012, e, em 2017, o "ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentavel) Sesi", pelo seu trabalho em prol da educação para a sustentabilidade.
Com esse potencial, iniciou-se um curso de Especialização em Construção Sustentável e mais de 200 arquitetos e engenheiros concluíram o curso.
Eloy Casagrande reforça a ideia de que uma construção sustentável e inovadora no Brasil é possível, e não só em países do primeiro mundo; “com o escritório verde, as ideias de sustentabilidade ficam mais concretas; o que tentamos mostrar no projeto do escritório é a integração de todas as escolhas sustentáveis em uma construção”, esclarece.
(Informações sobre o Escritório Verde - https://www.facebook.com/escritorioverdeonline/ )