Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudante conquista premiação em desafio global

Estudante conquista premiação em desafio global

ORGULHO

Aluno ficou em terceiro lugar no Brasil em competição sobre ciência de dados
publicado: 18/04/2023 12h19 última modificação: 20/04/2023 09h31
Daniel Salles, 3º lugar no Brasil e em 68º no mundo no EY Open Science Data Challenge (Foto: arquivo pessoal).

Daniel Salles, graduando de Engenharia da Computação do campus Curitiba, ficou em terceiro lugar no Brasil no Desafio Global EY Open Science Data Challenge, proposto pela empresa EY, especializada em ciência de dados e Inteligência Artificial (IA). O objetivo é aplicar a ciência de dados com o foco da solução da fome utilizando dados de satélite para prever o desempenho de plantações de arroz no sudeste asiático.

A competição foi finalizada em março de 2023. No total, o evento contou com quase 13 mil participantes em todo o mundo. Entre os trabalhos recebidos, o projeto do aluno da UTFPR foi um dos selecionados como finalistas. O graduando do campus Curitiba, que ficou em 3º lugar no Brasil e em 68º na colocação mundial, ganhou uma assinatura livre no Curso de Machine Learning e IA da Microsoft, que fornece apresentações de visão computacional e uma plataforma de computação em nuvem.

Para Daniel Salles, "foi uma oportunidade ótima de estar inserido em um contexto de resolução de problema real com impacto real, me permitiu trabalhar primeiramente com a ciência de dados e ferramentas de ponta, cujo acesso ainda é limitado para os estudantes. Com isso, já vejo uma contribuição importante para minha carreira voltada para a área de dados e, além disso, essa conquista me coloca numa posição muito boa no mercado de trabalho”.