Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudante da UTFPR conquista 1ª lugar na Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI

Estudante da UTFPR conquista 1ª lugar na Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI

ORGULHO

Lucas Yukio Fukuda Matsumoto cursa Engenharia da Computação
publicado: 06/12/2023 15h47 última modificação: 06/12/2023 15h47
Lucas enquanto programa o CapSat (Foto: Arquivo pessoal).

O estudante de Engenharia da Computação da UTFPR campus Curitiba, Lucas Yukio Fukuda Matsumoto, conquistou o 1ª lugar na 2ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (OBSAT 2023), realizada em Florianópolis, pelo desenvolvimento de um CubeSat, um tipo de satélite em miniatura usado para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras. Carinhosamente nomeado “CapSat”, em homenagem às capivaras, a criação de Lucas foi pensada para resistir aos atritos que ocorrem no objeto durante seu lançamento e queda, como o calor e o impacto mecânico.

De acordo com o estudante, o objetivo do CapSat é a coleta de dados atmosféricos e estratosféricos para a caracterização da inversão térmica, fenômeno natural que origina uma barreira de ar quente em altas altitudes, contrariando o resfriamento contínuo, o que dificulta a dispersão de poluentes, acumulando-os próximo à superfície terrestre. Com isso, a meta é a elaboração de um artigo científico, demonstrando possibilidades e incentivando uma maior participação dos jovens em STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

“É emocionante, após muitos dias de trabalho, ver o resultado de todos os sistemas em funcionamento, passando nos testes e simulando um lançamento em foguete. Ser recompensado pelo esforço com medalha de ouro é muito gratificante. Agradeço imensamente a toda a equipe da OBSAT. Agradeço, também, aos professores da UTFPR, pelo conhecimento transmitido”, comenta o aluno.

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (OBSAT)

A OBSAT é uma competição nacional criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

O evento busca promover e popularizar a ciência, incentivando estudantes a colocar em prática o que aprendem em aula e reforçar o interesse por carreiras nas áreas científicas e tecnológicas.