Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudante de Comorg conquista primeiro lugar no Sicite 2017

Estudante de Comorg conquista primeiro lugar no Sicite 2017

publicado: 06/11/2017 13h13 última modificação: 06/11/2017 13h16

A estudante Nayane Cardoso, do 7º período do curso de bacharelado em Comunicação Organizacional do Câmpus Curitiba, conquistou o prêmio de melhor apresentação oral na área de Ciências Sociais Aplicadas, dentre todos os campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A premiação ocorreu durante o encerramento do XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (Sicite 2017), realizado, neste ano, na cidade de Londrina, na região Norte do estado do Paraná.

Segundo Nayane, seu trabalho teve como objetivo analisar as páginas dos candidatos à Prefeitura de Curitiba, no Facebook, no primeiro turno das eleições de 2016, observando as estratégias usadas por cada político. “Os resultados preliminares da pesquisa indicaram perfis que nem sempre se adequam aos parâmetros da rede social em termos de visibilidade, ou seja, o uso apropriado da rede nem sempre coincide com o sucesso nas urnas”, concluiu, relacionando a escolha do tema à “mudança do modus operandi das campanhas eleitorais regionais, em decorrência da internet e das redes sociais”.

A estudante afirma que o gosto pela área da Política vem desde 2012, quando ainda cursava o Ensino Médio em um colégio militar do Distrito Federal. Na época, participou, inclusive, da Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SiNUS), evento promovido anualmente pela Universidade de Brasília (UnB), em que o aluno representa um país e defende ideias voltadas à gestão pública.

Atualmente, Nayane integra o Grupo de Pesquisa Discurso, Comunicação e Democracia (Discord), que discute e investiga temas pertinentes à interface entre a Comunicação e a Política, com ênfase nos discursos que perpassam as estratégias de atores e organizações, voltadas para a prática democrática e que se utilizam das tecnologias da Comunicação. Esse Grupo de Estudos tem orientação da Prof.ª Edna Miola.

Em agosto passado, Nayane também ficou em 1º lugar, entre os 12 estudantes do Câmpus Curitiba, selecionados para o Sicite 2017, na área de Ciências Sociais Aplicadas. Confira, abaixo, os estudantes de Comorg que apresentaram resultados de pesquisas no evento:

­   Beatriz Rossoni | A presença do Outro: análise das interações interpessoais dos imigrantes nas empresas de Curitiba (PR) | Orientação: Prof. Wellington Lisboa.

­   Camila Mâncio | Eleições de 2016 no Facebook: uma análise dos perfis de uso do site de rede social nas campanhas à prefeitura de Curitiba (PR) | Orientação: Prof.ª Edna Miola.

­   Nayane Cardoso | Facebook e Eleições Municipais: Estratégias racionais e emocionais na campanha a prefeito de Curitiba em 2016 | Orientação: Prof.ª Edna Miola.

­   Tiago Correia | Oficinas de vídeo em escolas da Educação Básica: uma proposta para a reflexão da questão dos imigrantes e refugiados em Curitiba | Orientação: Prof.ª Carolina Mandaji.

Sobre o Sicite

Destinado, primariamente, a estudantes e pesquisadores da UTFPR, o Sicite tem o objetivo de divulgar resultados de pesquisas e disseminar o intercâmbio científico e tecnológico. O evento permite prover a sociedade de informações científicas para a compreensão do mundo atual, contribuindo na formação crítica dos cidadãos com relação as questões sobre Ciência e Tecnologia (C&T).

Nesta edição, ao todo, foram apresentados 901 trabalhos, sendo 301 em sessões orais e 695 no formato de pôster. Esses trabalhos contemplam todas as grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O Sicite é promovido, anualmente, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), em conjunto com as diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) dos 13 Câmpus da UTFPR e com o Comitê Interno do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Nayane, estudante de Comorg, ao lado dos professores da UTFPR - Câmpus Curitiba.

Cristiano Sousa

Estudante de Comunicação Organizacional