Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudante do campus Curitiba lança livro infantil

Estudante do campus Curitiba lança livro infantil

ORGULHO

A obra traz como tema a importância de refletir sobre a vontade humana de encontrar a plenitude
publicado: 24/03/2023 16h54 última modificação: 24/03/2023 16h54
O livro conta a história de um vaga-lume e é uma adaptação ilustrada para o público infantil do poema "Círculo vicioso", de Machado de Assis (Foto: Arquivo pessoal).

Giovana Lucas, graduanda de Letras Português e mestranda em Estudos de Linguagens da UTFPR Curitiba, lançou um livro chamado "Como um simples vaga-lume". A obra ficcional é voltada para o público infantil e mostra, por meio de cores cativantes e formas delicadas, uma releitura lúdica da ironia de Machado de Assis.

Esta não é a primeira vez que a ficcionista publicou um livro: o primeiro foi produzido com o apoio do Programa de Bolsa de Incentivo à Produção Artística e Cultural (BIPAC), com o título “Só mais alguma flores” que traz o tema “jardim” e o aproveitamento das simbologias das flores para construir metáforas e reflexões.

A escritora comentou sobre o sentimento com a publicação do texto ficcional: “é um passo muito importante, não é exatamente o meu primeiro livro, mas é meu primeiro livro impresso e o primeiro por editora. Também é o primeiro infantil. Em 2021, eu fiz com o apoio do BIPAC da UTFPR um e-book de poemas e microcontos, também com ilustrações, mas ele apenas ficou disponível gratuitamente como um PDF e teve bem pouca divulgação. Ter o livro na sua materialidade e todos os preparativos para fazer um lançamento é muito diferente e especial”.

Divulgação

O livro será divulgado em um evento neste sábado, 25 de março, às 14h, na Livraria SESC Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189, no bairro Centro). Às 15h, será realizada uma vivência musical com a presença das artistas Andrezza Prodóssimo e Doriane Conceição, com a performance "Nós Brincantes".

Como um simples vaga-lume

"Como um simples vaga-lume" é uma adaptação ilustrada para o público infantil do poema "Círculo vicioso", de Machado de Assis, que foi publicado originalmente no livro Ocidentais, em 1880. Por meio de cores cativantes e formas delicadas, o exemplar é, em uma releitura lúdica da ironia de Machado, um convite a uma reflexão sobre a vontade humana de encontrar a plenitude.

O enredo mostra um pequeno vaga-lume que olha de forma inquieta para a imensidão do céu. O personagem percebe que seu brilho parece muito fraquinho comparado à estrela. Mas é assim que se dá início a um círculo vicioso, porque a estrela, aparentemente, também se sente opaca frente à lua, e a lua em relação ao sol.