Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudantes da UTFPR realizam evento de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública

SEMINÁRIO

A programação, ofertada de modo híbrido, contou com diálogos internacionais, palestras, painéis e mesas temáticas
publicado: 31/05/2022 21h57 última modificação: 03/11/2022 12h12
Exibir carrossel de imagens O evento contou com a participação de mestrandos e doutorandos do PPGPGP, além da comunidade externa, como pesquisadores da área, acadêmicos e gestores públicos. (Foto: Ascom-CT)

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP) do campus Curitiba promoveram o “8º Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública”, realizado entre os dias 25 e 26 de maio, na Sede Centro, com o tema: “Atuais cenários e desafios para o desenvolvimento local e regional”. Esse seminário promoveu o diálogo e a difusão de produções científicas geradas na academia, assim como de boas práticas de gestão, relacionadas ao Planejamento e Governança Pública voltadas à sustentabilidade do Estado e ao desenvolvimento. O evento também foi transmitido pelo canal do Youtube da UTFPR Curitiba e do PPGPGP, no Miniauditório da Sede Centro. No total, foram 12 palestras, entre painéis e mesas temáticas e, por último, o diálogo internacional, em parceria com o Instituto de Bragança de Portugal; que apresentou os desafios e boas práticas de desenvolvimento, governança pública e planejamento.

A conferência de abertura contou com representantes da gestão do campus: Rossana Finau, diretora Geral do campus Curitiba, Julio Cesar Rodrigues de Azevedo - da diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) e Daniele de March - mestranda do Programa. Os integrantes da mesa de “Diálogos Internacionais” foram os professores da UTFPR Antonio Gonçalves de Oliveira e Hilda Alberton de Carvalho; além dos docentes da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB), Claudia Costa e Sónia Nogueira. Mestrandos e doutorandos do PPGPGP, além da comunidade externa - pesquisadores da área, acadêmicos e gestores públicos - também prestigiaram o evento.

De acordo com Daniele de March, mestranda do PPGPGP,  essa edição mostrou como trazer a teoria da governança, do planejamento e casar com as boas práticas dentro do estado: "Quando a gente pensa, por exemplo, nas cidades, nos estados, no planejamento urbano, e ainda após esse período da Covid-19, tudo isso demonstra os principais desafios para o desenvolvimento. Então, tem esse interesse de conseguirmos conhecer as boas práticas, como a fala do município de Florianópolis, do município de Curitiba a fim de trazer diversos olhares. Trabalhar hoje a questão de agricultura familiar, de alimentação representa um pouco do que a sociedade vive a respeito do acirramento da questão social e das vulnerabilidades. Como sou assistente social, esse é um tema relevante pra mim, pois vimos na pandemia que as pessoas mais pobres estiveram ainda mais vulneráveis, consequentemente, a questão da insegurança alimentar tornou-se um tema que trazemos para discussão, porque tem a responsabilidade estatal”, complementou ela.

Para rever os dois dias de programação, acesse o canal do Youtube do campus Curitiba pelos links abaixo:

Dia 25 de maio

Dia 26 de maio