Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudantes de Arquitetura conquistam 2º lugar em concurso nacional
conteúdo

Notícias

Estudantes de Arquitetura conquistam 2º lugar em concurso nacional

ORGULHO

Equipe participou do Concurso Brasileiro de Construção em Aço
publicado: 28/09/2023 11h29 última modificação: 28/09/2023 11h30
Estudantes projetaram escola autossuficiente que inclui comunidade e família (Foto: arquivo pessoal).

Estudantes projetaram escola autossuficiente que inclui comunidade e família (Foto: arquivo pessoal).

Os estudantes Gustavo Ribas Azzolini, Juliana do Vale Tojal, Thiago Biazus Danieleski e Tiago Beithum Galdeano, com a orientação das professoras Thais Sabóia e Karina Pimentel, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR Curitiba, conquistaram o 2º lugar no 16º Concurso do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) para Estudantes de Arquitetura. A competição é considerada uma das mais disputadas da área e, nesta edição, 57 projetos foram submetidos, sob a temática “Educação de qualidade”, ao desafio do uso correto do aço, tanto nos aspectos conceituais e arquitetônicos, como nos aspectos tecnológicos e construtivos.

O projeto dos estudantes da UTFPR-CT idealizou uma escola com um ambiente físico que une educação à segurança alimentar, buscando incluir a comunidade e a família dos alunos no ambiente escolar. O edifício seria mantido de forma autossuficiente, com painéis solares, e captação de água da chuva por meio de um aqueduto. Além disso, há uma estufa, o principal equipamento da escola, para estimular o contato com a natureza e a alimentação segura. Toda a estrutura é mantida elevada do solo para evitar que os apoios toquem o chão e interfiram no ambiente local.

“Estou muito feliz com a segunda colocação de nossa equipe de estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR num concurso de projetos de abrangência nacional. Foi um verdadeiro trabalho coletivo, envolvendo, além de arquitetos, a consultoria de docentes engenheiros e, inclusive, professores que lecionam em outras instituições, além de profissionais pertencentes a destacados escritórios de arquitetura de Curitiba - onde os estudantes fazem estágio. A equipe discente soube retribuir a esta valiosa oportunidade, enfrentando com responsabilidade e criatividade o desafio do concurso, materializando-o num belo e delicado projeto”, comentou a professora Thais Sabóia.

Dentre os principais objetivos do concurso, destacam-se: reconhecer o desenvolvimento da arquitetura como disciplina fundamental para a construção do habitat no âmbito do desenvolvimento sustentável; fortalecer os processos de pesquisa acadêmica (social, econômica e ambiental) com base na formação de equipes com uma visão multidisciplinar; promover o vínculo de professores e alunos com o CBCA e o estímulo à criatividade.

Para a professora Karina Pimentel, “A experiência do CBCA é sempre um grande desafio criativo. É preciso ousar dentro de compreensíveis limites estruturais que o aço impõe, além de ser necessário criar um tema, repertório, programa e projetos atraentes às bases do concurso. Esse ano, mais uma vez, participamos e logramos êxito entre os vencedores. Enalteço o excelente entrosamento dos alunos com as professoras orientadoras, agradeço o convite para tal empreitada e louvo os momentos de engrandecimento que passamos”.