Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR viajam para intercâmbio em Paris
conteúdo

Notícias

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR viajam para intercâmbio em Paris

INTERCÂMBIO

A delegação brasileira foi recepcionada pelas autoridades de Cultura do governo francês no Palais de Chaillot, Cité de L’Architecture e na Embaixada do Brasil em Paris
publicado: 24/02/2022 16h17 última modificação: 03/11/2022 13h24
Exibir carrossel de imagens Recepção dos estudantes na embaixada do Brasil em Paris pelo Embaixador Luís Fernando Serra. (foto: acervo pessoal)

Recepção dos estudantes na embaixada do Brasil em Paris pelo Embaixador Luís Fernando Serra. (foto: acervo pessoal)

Sete alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Curitiba da UTFPR embarcaram para um intercâmbio acadêmico em Paris, entre os dias 10 e 20 de fevereiro deste ano. A viagem é resultado do trabalho desenvolvido no Projeto Arquivo em convênio com a Fundação Cultural Curitiba (FCC). 

O grupo de estudantes foi recebido pela École de Chaillot, parceria da UTFPR para um roteiro de aulas e visitas técnicas em Châteaus, Laboratórios de Restauro e aulas nos ateliês de Chaillot. A programação se estendeu em: Visitas ao parque “La Villette”,ao Centro de Arquivo de Arquitetura Contemporâneo, aos Laboratórios de Pesquisas em Monumentos históricos (onde se restauram os vitrais da Igreja de Notre Dame), ao Castelo e jardins de Champs e ao “Potager du roi” em Versailles.  

Os compromissos diplomáticos também estiveram na programação da École de Chaillot, que contou com a recepção das autoridades de Cultura do governo francês  no Palais de Chaillot / Cité de L’Architecture e na Embaixada do Brasil em Paris à convite do Embaixador Luís Fernando Serra. 

A delegação de alunos e pesquisadores brasileiros contemplados para o intercâmbio foi composta por: Bruno Henrique Henning Sobota, Daniel De Almeida Ussler, Emanuel Gonçalves Aquino, Filipe Nogueira da Rosa Leiria, Raul Luiz Grossi, Thalita Cristina Di Masironi Andrade, Thiago Augusto Durães Aust. Eles foram acompanhados por Giceli Portela, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Curitiba, por Marcelo Saldanha Sutil, diretor da Escola do Patrimônio, e Gabriel Serrato Paris, Diretor de Patrimônio da FCC.

Segundo Emanuel, um dos alunos que participou da viagem, “durante este intercâmbio promovido pela UTFPR em parceria com a Prefeitura de Curitiba e a École de Chaillot de Paris, tive a oportunidade de conhecer a prática de pesquisa acadêmica em patrimônio histórico desenvolvidas por instituições renomadas da França, podendo compreender realidades diversas e apresentar os trabalhos já desenvolvidos por nós no Projeto de Pesquisa e Extensão ARQUIVO UTFPR. Isso me iniciou na pesquisa acadêmica sob orientação da professora Giceli Portela, que sempre nos incentivou a alçar novos horizontes antes inimagináveis”.

Processo de Seleção para o Intercâmbio

Em 2019, foi firmado um convênio de colaboração com a prefeitura de Curitiba, coordenado pela Fundação Cultural de Curitiba e o Projeto Arquivo, associando este serviço de pesquisas ao Projeto Rosto da Cidade. A partir desse convênio, uma sede foi criada para o desenvolvimento dos trabalhos: a Escola do Patrimônio.

Previa-se um acordo entre as instituições da Fundação Cultural de Curitiba e o Projeto Arquivo para apoiar intercâmbios de estudantes da UTFPR ligados aos projetos Arquivo/Rosto da Cidade e sete pesquisadores/estudantes da universidade foram contemplados com uma viagem para Paris. A visita que originalmente seria realizada em 2019 foi adiada por conta da pandemia. 

Projeto 

O Projeto Arquivo é um projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) criado em 2017, no campus Curitiba, e desenvolve pesquisas sobre o Patrimônio construído de Curitiba. Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, orientados pela professora Giceli Portela, iniciam no projeto já nas disciplinas curriculares de Patrimônio e Restauro e como atividade saem pela cidade para produzir levantamentos métricos, desenhos, entrevistas e produção de maquetes. 

O resultado de cada pesquisa é compilado e organizado num site onde todas as pessoas podem ter acesso ou através de um QR code fixado nas edificações históricas que informam na hora seu histórico, apresentam fotografias antigas e desenhos realizados por estes alunos.