Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudantes de Comunicação Organizacional são premiados na Expocom Regional Sul

Estudantes de Comunicação Organizacional são premiados na Expocom Regional Sul

PRÊMIO

As equipes venceram em duas categorias
publicado: 16/08/2021 14h51 última modificação: 12/11/2022 19h44
Foto: divulgação

Estudantes do curso de Comunicação Organizacional do campus Curitiba da UTFPR foram vencedores em duas categorias da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), organizada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). As equipes foram vitoriosas em Produto de Comunicação Institucional e Planejamento Estratégico de Relações Públicas e Comunicação Organizacional. A premiação é anual e tem o objetivo de condecorar os melhores trabalhos experimentais do campo da Comunicação desenvolvidos no espaço acadêmico.

Vanessa Hartmann, Giovanna Possas e Leticia Floriani, estudantes do grupo premiado na categoria “Produto de Comunicação Institucional”, trabalharam no desenvolvimento de um Spot de Rádio cuja temática é a própria UTFPR. No roteiro, duas estudantes ansiosas com o resultado do processo seletivo da Universidade compartilham angústias e aprovações na UTFPR. A ambientação sonora localiza o Spot na Universidade, com o barulho das conversas de corredor e sinais de intervalo ao fundo. O projeto foi orientado por Gustavo Nishida, professor do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC). Para as estudantes, por se tratar da primeira vez em uma competição acadêmica, o caminho da inscrição até o momento da premiação foi repleto de surpresas. De acordo com Vanessa Hartmann, foi impossível mensurar suas expectativas e, mesmo após a vitória, “a ficha ainda não caiu”.

Quanto à categoria de Planejamento Estratégico de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, o grupo composto por Matheus Zin, Heloise Moreira, Jeane Amaral e orientado por Elza de Oliveira Filha, professora do DALIC, foi o responsável por trazer o prêmio para a casa. De acordo com Matheus Zin, o projeto apresentado para a Expocom consistiu em um planejamento de comunicação organizacional para a Organização da Sociedade Civil (OSC) CriarUm, localizada no bairro do Sítio Cercado, em Curitiba. O projeto teve como objetivo desenvolver estratégias para angariar recursos para a organização através de patrocinadores, parceiros e doações de pessoas físicas ou jurídicas. Para os estudantes, como a Exposição aconteceu de forma totalmente remota - ao contrário de como costumava ser nos anos anteriores à pandemia da Covid-19 -, as coisas aconteceram de uma forma um pouco “diferente”. No entanto, ainda assim a equipe diz estar extremamente contente com o prêmio.

Com as vitórias no Expocom Regional Sul, as equipes estão qualificadas para a etapa Nacional do Expocom, onde competirão também pela premiação nas mesmas categorias, porém, com os demais trabalhos selecionados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.