Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudantes de Engenharia do campus Curitiba realizam 'aulão' de boas-vindas aos calouros
conteúdo

Notícias

Estudantes de Engenharia do campus Curitiba realizam 'aulão' de boas-vindas aos calouros

CALOUROS

115 alunos se apresentaram e participaram de jogos esportivos
publicado: 31/03/2022 13h06 última modificação: 03/11/2022 12h15
Exibir carrossel de imagens No total, 115 alunos das turmas de Engenharia Elétrica (S21 e S23) e de Engenharia de Controle e Automação (S5) participaram do evento. (Foto: Acervo Pessoal)

No total, 115 alunos das turmas de Engenharia Elétrica (S21 e S23) e de Engenharia de Controle e Automação (S5) participaram do evento. (Foto: Acervo Pessoal)

Três turmas de calouros dos cursos de Engenharia da UTFPR realizaram nesta quarta-feira, 30 de março, um 'aulão' na quadra poliesportiva da sede centro do Campus Curitiba. A atividade foi para recepcionar e dar as boas-vindas aos alunos das turmas de Engenharia Elétrica (S21 e S23) e de Engenharia de Controle e Automação (S5). No total, 115 alunos participaram do evento. 

A atividade teve como objetivo fazer com que os alunos pensassem como engenheiros e para terem contato com a liderança situacional (uma pessoa que assume a organização do grupo para solucionar um problema). Inicialmente, os estudantes organizaram uma apresentação pessoal, direta e curta de um minuto. Para isso, houve a necessidade de planejamento, controle de tempo, clareza de ideias e falas. O network foi elaborado para todos se conhecerem e para despertar o espírito acadêmico e de pertencimento à universidade. 

Além do professor Roberto Candido, que conduziu a atividade, participaram também da recepção de boas-vindas e do 'aulão', o professor Álvaro Alencar e Miguel Sovierzoski, todos docentes do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT).

'Aulão'

Cada time foi composto por seis jogadores titulares e três reservas, que ficaram sentados no primeiro degrau da arquibancada juntamente com um técnico. O primeiro tempo foi destinado a um jogo de “Handebol simulado”, enquanto o segundo tempo foi destinado a um jogo de Basquete simulado. 

O resultado da atividade foi trazer situações de aprendizagem para todos os participantes: prestar atenção em tudo o que aconteceu, avaliar resultados, discutir os procedimentos, analisar falhas e comunicação, dentre outros elementos, levaram ao crescimento individual e coletivo.