Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudantes devem avaliar os professores até o dia 6/12

Estudantes devem avaliar os professores até o dia 6/12

AVALIAÇÃO DOCENTE

A participação dos alunos e das alunas colabora com a melhoria do ensino na instituição
publicado: 23/11/2021 14h57 última modificação: 03/11/2022 13h24
O objetivo da avaliação docente é auxiliar a gestão no planejamento de iniciativas de melhoria da UTFPR.

A avaliação do docente pelo discente começou na semana passada e vai até dia 6 de dezembro. O objetivo é auxiliar a gestão no planejamento de iniciativas de melhoria da UTFPR. O formulário está com nova versão, que conta com mudanças solicitadas pelos próprios alunos.

A reformulação foi realizada com base em estudos de modelos de outras universidades brasileiras e estrangeiras, em pesquisas com estudantes, professores e gestores da área. Desde de 2019 as atualizações são implementadas pelo trabalho de uma comissão designada para revisão do instrumento de avaliação, que passou por quatro revisões ao todo.

Agora, junto à escala ‘concordo totalmente, concordo, indiferente, discordo, discordo totalmente’, o aluno tem uma nova opção para selecionar: ‘não sei’. Além disso, tem duas novas questões de autoavaliação, referentes ao período de aulas em regime remoto e alguns textos explicativos para facilitar o entendimento sobre o que está sendo analisado.

Participação

A diretora de Graduação e Educação Profissional da UTFPR campus Curitiba, professora Áurea Niada e membro da comissão, reforça a importância da participação dos estudantes: “o instrumento possibilita que os professores sejam avaliados, contribuindo para a melhoria do ensino na instituição, sendo essencial que o aluno seja propositivo em suas colocações e evite julgamentos e termos agressivos”. Destaca também que todas as avaliações são totalmente anônimas e somente serão divulgadas ao final do período letivo.

É fundamental que os alunos participem da avaliação com responsabilidade, já que o processo resulta em até 30 pontos para a avaliação individual de desempenho do docente.

A avaliação pode ser realizada pelo Portal do Aluno.