Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudantes e professores da UTFPR encontram grupos petianos em Matinhos-PR

Estudantes e professores da UTFPR encontram grupos petianos em Matinhos-PR

IX-INTERPET

O evento teve como objetivo proporcionar diálogos e saberes sobre pesquisa e extensão entre os grupos de alunos da UTFPR e UTFPR
publicado: 03/11/2022 10h50 última modificação: 03/11/2022 10h50
Exibir carrossel de imagens Grupos petianos reunidos na UFPR-Litoral em Matinhos. (Foto: Ascom)

Grupos petianos reunidos na UFPR-Litoral em Matinhos. (Foto: Ascom)

Graduandos do campus Curitiba participaram do IX Encontro de Grupos PET da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (IX-INTERPET), organizado pelos quatro grupos do Programa de Educação Tutorial - PET do campus Curitiba, entre os dias 11 e 13 de agosto, na Sede Centro e na UFPR-Litoral. O tema da edição de 2022 foi “Educação Tutorial e Pluralidade: diferentes saberes, fazeres e quereres”.

O evento presencial foi realizado depois de dois anos de suspensão em decorrência da emergência sanitária causada pela COVID-19. O encontro discutiu as atividades, os planos futuros e as demandas dos 14 grupos PET da UTFPR e do sistema/comunidade petiana. Foram realizados Grupos de Trabalho e Discussão (GDTs), Assembleias, Exposições e o Encontro Interinstitucional com os Grupos PET na UFPR-Litoral.

Programação

No primeiro dia (11/08), a conferência de abertura foi realizada no miniauditório da Sede Centro e teve elaboração de atividades, palestras e Exposição de Trabalhos, Banners, Produtos dos Grupos Pet (EXPOPET), além da apresentação da estrutura do Sistema PET para discentes e tutores. O evento contou com a participação de Rossana Finau, diretora Geral do campus Curitiba, Antonio Gonçalves, professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), Cesar Tacla e Marilia Abrahao, professores do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), Claudia Xavier, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

No segundo dia (12/08), discentes e professores realizaram uma viagem de trem com destino a Morretes e seguiram para Matinhos, onde os grupos de estudantes da UTFPR e UFPR se encontraram para falar sobre a elaboração e execução de atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão.

A conferência de encerramento (13/08) foi realizada no Miniauditório da Sede Centro do campus Curitiba e reuniu professores e estudantes. Para Antonio Gonçalves, professor do PPGPGP, “foram momentos de construção de pontes entre os 14 grupos da Universidade e, por que não dizer, também entre a UTFPR e a UFPR, pois nesta edição tivemos também um momento interinstitucional lá na UFPR-Litoral com seus três grupos PET. Mais uma vez a comunidade petiana, neste caso da UTFPR e da UFPR-Litoral, mostram sua relevância no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão pautadas na educação tutorial e participação cidadã; além da temática definida para a edição como sendo: Educação tutorial como Política Pública de Estado: Ser e não ser, Querer, Saber e Fazer”.