Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Estudantes ganham concurso nacional de arquitetura

Estudantes ganham concurso nacional de arquitetura

ORGULHO

Alunos integraram equipe que projetou parque para Itaipu Binacional
publicado: 13/04/2023 09h43 última modificação: 13/04/2023 09h44
Exibir carrossel de imagens Vista aérea do projeto vencedor (Foto: AP Arquitetos).

Vista aérea do projeto vencedor (Foto: AP Arquitetos).

Gabriel Mori de Oliveira e Pedro Henrique Barros da Silva, alunos do último ano do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Curitiba, participaram da equipe que venceu o concurso nacional para escolha de um projeto arquitetônico para o Ecoparque da Itaipu Binacional. O concurso consistiu na elaboração do projeto de um parque ecológico ao largo do Arroio Jupirá, em Foz do Iguaçu-PR, e foi promovido pela Itaipu Binacional, com a realização do Instituto de Arquitetos do Brasil (seção Paraná – IAB/PR) e apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

O concurso teve escopo nacional e 21 equipes se inscreveram, participando de forma on-line e anônima. Além do próprio contrato, o concurso ofereceu prêmios em dinheiro.

Trabalho em equipe

O vencedor do concurso foi o projeto da equipe vinculada ao escritório AP Arquitetos, onde os estudantes da UTFPR estagiam. Com oito membros no total, o time contou com outros profissionais externos ao escritório.

Da esq. para dir. e de cima para baixo: Estevan Barin, Pedro Henrique Barros, Taís Mendes, André Prevedello, Leonardo Fanfa, Marlos Hardt, Sandra Mara e Gabriel Mori (Foto: AP Arquitetos).

Ainda que, conforme conta Gabriel, a distribuição geral das atividades dos integrantes seguisse um modelo horizontalizado, as habilidades e áreas de atuação de cada membro acabavam por gerar atribuições mais específicas. Segundo Gabriel, ele e Pedro participaram "também das soluções (arquitetônicas), com ênfase na produção dos modelos, mobiliários, desenhos, diagramação e o conteúdo audiovisual".

Desenhando um ecoparque

Gabriel explica que o parque "será uma infraestrutura sensorial baseada em uma combinação entre arquitetura e paisagem através de espacialidades fluidas, sistemas digitais e sistemas ecológicos diversos, capazes de proporcionar experiências e atmosferas únicas".

Imagem simulada de parte do ecoparque, no projeto vencedor do concurso (Foto: AP Arquitetos).

O estudante explicou que o parque deve incorporar soluções tecnológicas combinadas com a conservação ambiental e o bem-estar das pessoas, contando com trilhas em interação com a natureza, educação ambiental, atividades para saúde física e mental e acessibilidade. "Outras estruturas propostas são pontes, passarelas, espelhos d’água, torres ou plataformas de observação da natureza e trilhas sensoriais e especializadas de ciclismo, entre outros", comenta.

"O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR Curitiba (DEAAU-CT) é composto por excelentes professores. Esse contato, os diálogos que travamos, e os conceitos que aprenderam e desenvolveram são mutuamente compartilhados, e com certeza, nos auxiliam na elaboração de nossas próprias soluções", conclui.