Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Evento "Jornadas de Educação em Ciências e Matemática" acontece no Câmpus Curitiba

publicado: 23/11/2017 15h23 última modificação: 23/11/2017 15h23

O evento “Jornadas de Educação em Ciências e Matemática” teve abertura às 08h  hoje (23/11) e terminará amanhã (24/11). O local será o auditório da UTFPR Câmpus Curitiba para todas as palestras que durarão até às 21h do primeiro dia e às 19h do segundo. O primeiro palestrante foi o professor Helio da Silva Messeder Neto, graduado em Química pela Universidade Federal da Bahia, trabalha  como Adjunto I da UFBa e é coordenador  do colegiado do curso de Licenciatura Ciências Naturais pela mesma Universidade.

Seu discurso tinha a temática “O jogo é a Excalibur para o Ensino de Ciências?”, pois interligava a lenda do Rei Arthur com o método de levar atividades Lúdicas em sala de aula. Helio começou sua fala relatando que muitos professores usam o lúdico como uma técnica mágica que se apresenta como solução para todos os problemas, e também contou que outros já acham que essa técnica é apenas para pessoas escolhidas, assim como a Espada Excalibur é atribuída na lenda.

Dito isso, o professor explicou que para ensinar conceitos científicos aos alunos envolve uma didática elaborada e de várias aulas, porque a aprendizagem exige um conjunto de funções psíquicas complexas. Por isso, é importante levar métodos alternativos para que os alunos absorvam o conteúdo de forma descontraída, e os jogos auxiliam imensamente neste quesito, desde que bem elaborados e planejados. O conteúdo do jogo precisa ser desafiador, instigando os estudantes a se aprofundarem no assunto pautado. Mas lembrou que os professores não devem se ater aos jogos, tomando cuidado para que estas atividades interdisciplinares não tomem conta de todas as aulas.

Helio ressaltou que usar a ludicidade não é um dom, e que a pessoa a fazer uso dela não precisa ser engraçado ou “descolado”. Depois abordou um ponto de relevância extrema: Que tipo de piadas estão sendo feitas? Para responder a pergunta, ele fez o público refletir acerca das piadinhas de cunho moral ofensivo, alegando que é necessário uma cautela maior para que nada em sala de aula prejudique ninguém.

Para terminar, o Químico sintetizou sua palestra em dois pontos cruciais. O primeiro ressaltava a importância das atividades lúdicas que promovam o desenvolvimento do estudante, que o faça buscar conhecimento além das atividades. E o segundo abordava o papel político dos professores e suas concepções de mundo, enfatizando novamente que nenhuma das atividades podem ir de encontro a assuntos de cunho racista, homoafetivo, político ou religioso. E em sua conclusão, o professor desmistificou todas as falácias que tratam o Lúdico como algo poderoso e sem erros, pois deu um exemplo pessoal de que nem sempre as atividades dão certo; também disse que o Lúdico não deve ser comparado à espada mágica Excalibur, mas sim à uma espada que serve de arma coletiva, forjada com trabalho e estudo contínuo.