Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Evento ressalta o protagonismo feminino através da fotografia

Evento ressalta o protagonismo feminino através da fotografia

Esta foi a quinta edição do EnFrente, organizado pelo PET Políticas Públicas
publicado: 27/10/2023 11h27 última modificação: 27/10/2023 11h27
Solenidade de abertura no Miniauditório da sede Centro (Foto: Matheus Costa).

Nos dias 25 e 26 de outubro, a UTFPR Curitiba recebeu o V EnFrente: Protagonismo Feminino & Conexões: “Mulheres em fatos e fotos”. O evento, organizado pelo Programa de Educação Tutorial em Políticas Públicas (PET PP), buscou discutir como as fotografias de mulheres criaram tensões no início do século XX.

Para Giovana Hoffmann, estudante de Administração e bolsista do PET PP, “esse espaço de fala dentro do meio acadêmico é importante para promover um debate saudável e educador. Em uma universidade, onde antigamente a maioria de seu público era masculino, é muito bacana ver esse protagonismo feminino sendo colocado em prática”.

No dia primeiro dia do evento, ocorreu um painel sobre representações e autorrepresentações das mulheres na fotografia, com Marinês Ribeiro dos Santos, professora do Departamento Acadêmico de Design Industrial (DADIN), e Heloisa Nichele, fotógrafa, jornalista e pesquisadora sobre teoria e crítica da imagem. Já o pátio central da sede Centro foi palco de um painel de fotografias nos dias 25 e 26.

EnFrente – Protagonismo Feminino & Conexões

O EnFrente – Protagonismo Feminino & Conexões é realizado desde 2019. A primeira edição contou com diferentes atividades e, a partir da segunda realização, passou a trazer temas específicos, como “Lugar da Mulher é na Ciência e Tecnologia”, “Mulheres na Cidade” e “Saúde e Direito da Mulher”.

Clique aqui para acessar a página do PET PP e conhecer mais sobre as ações do grupo.