Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Evento tradicional na UTFPR traz noções da prática e tendências de mercado na engenharia civil

TEORIA E MERCADO

Semana Acadêmica é organizada por estudantes e conta com trabalho voluntário
publicado: 18/11/2022 16h46 última modificação: 22/11/2022 10h56
Exibir carrossel de imagens Visita técnica à empresa Hobimix, fabricante de cimento, onde alunos conheceram processo de produção e transporte desse insumo. (Foto: Acervo Pessoal)

Acontece entre os dias 16 e 19 de novembro a 13ª Semana Acadêmica de Engenharia Civil (SAEC), na sede Ecoville do campus Curitiba - e atividades específicas em outros locais. Esse tipo de evento, que já é motivo de expectativa na comunidade discente, é coordenado pelos próprios graduandos de cada curso, por meio dos centros acadêmicos, e representa uma oportunidade de os estudantes demandarem atividades relacionadas a temas de seu interesse nos escopos acadêmico e da profissão - e também alguma diversão.

Lucas Garcia, presidente do Centro Acadêmico Augusto Cezar Romano (o CACAR, organização dos alunos da Engenharia Civil) e aluno do sétimo período do curso, explica que a Semana "aproxima os alunos de profissionais que estão em diversas áreas da Civil e permite a quem está perdido entender para onde mirar daqui pra frente".

Atividades

A Semana da Civil oferta aos inscritos a participação em minicursos, palestras e visitas técnicas (veja fotos), atividades que propiciam um contato mais concreto com as práticas envolvidas na profissão para a qual os graduandos estão se formando. Para Lucas, "conhecer empresas e áreas novas facilita na hora de sair do ambiente acadêmico, porque o aluno já vai ter lembranças de empresas que são referência".

E, entre as atividades, há também aquelas que aparentemente têm menos a ver com a ideia que se faz do cotidiano de engenheiros(as), como a palestra sobre gestão de pessoas realizada por profissionais da AMBEV (sim, a gigante das bebidas - veja fotos). O professor Arthur Medeiros, da disciplina de Materiais de Construção, relata que há uma necessidade no mercado por profissionais capazes de gerenciar grandes empreendimentos.

O professor prestigiou o evento representando a coordenação do curso (foto). Ele explica que "a Engenharia da UTFPR tem como diferencial um foco na gestão e administração formando o perfil dos estudantes. É importante trazer profissionais do mercado, ainda que de áreas distintas, complementando a formação teórica; e a gestão de pessoas é fundamental no cotidiano da Engenharia."

Confira alguns dos temas e empresas que foram atração da Semana Acadêmica:

-Da Ambev, sobre liderança e inovação;
-Diprotec, sobre materiais e tecnologias aplicadas em sistemas de impermeabilização das construções;
-Oncrets/EVEHX, sobre controle tecnológico e protensão;
-Exército Brasileiro, sobre planejamento de obras e compatibilização de projetos dentro do EB;
-SH formas, sobre tecnologia das construções;
-Votorantim, demonstração de laboratório móvel (ficou estacionado no Ecoville) e palestra sobre especificações e particularidades do cimento;
-Arteris, sobre operações e investimentos em rodovias concedidas;
-Febracis, sobre como se posicionar no mercado diante do primeiro emprego;
-Petinelli, soluções em green building (construções sustentáveis);
-Investimentos - MF, sobre "o valor do dinheiro no tempo: uma conversa sobre ganhar, investir e gastar";
-STO THERM, sobre "STO: Sistema Eifs para fachadas como solução térmica/acústica";
-CGL: Mercado da Construção Civil em Curitiba, Formas de mercado e introdução a incorporação construção; e muitas outras.

A cerimônia/festa de encerramento da Semana Acadêmica será realizada nesta sexta-feira, 18 de novembro, no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP); no sábado ainda acontece uma visita técnica a um empreendimento da construtora JN.

Organização

A organização das semanas acadêmicas dos diversos cursos da UTFPR cabe aos centros acadêmicos (CAs), que são as entidades representativas dos estudantes em cada curso. Além dos próprios membros dos CAs, que são uma chapa eleita pelo corpo discente do respectivo curso, voluntários atuam na organização e produção da Semana - outros alunos, não diretamente envolvidos com todas as atividades do CA, mas que colaboram com as muitas tarefas necessárias à concretização do evento.

A respeito desse trabalho, o presidente do CACAR, Lucas Garcia, dá seu depoimento: "é gratificante trabalhar na coordenação da Semana Acadêmica. O planejamento e o comprometimento da equipe foram o fundamental pra fazer acontecer. Eu sinto o compromisso de retornar o que eu aprendo com outros alunos e com a faculdade. Entendo como uma forma de pagar o aprendizado que recebo. Espero que os alunos aproveitem!"

E na experiência de Amanda Carini, diretora de marketing do CACAR: "participar do CACAR e organizar a 13° SAEC foi enriquecedor, ter o contato de profissionais, professores e alunos fez toda diferença na minha experiência acadêmica e profissional".

O instagram do CACAR é @cacarutfpr.