Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Ex-aluno é primeiro colocado em Concurso da Eletrobras

Ex-aluno é primeiro colocado em Concurso da Eletrobras

EGRESSO

O engenheiro assume a área de instrumentação e controle da Usina Nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro
publicado: 03/11/2022 10h48 última modificação: 03/11/2022 10h48
O engenheiro assume em breve seu posto em Angra. (Foto: Acervo Pessoal)

O ex-aluno da UTFPR Marcos Rogerio Fernandes foi aprovado este ano, em primeiro lugar, no Concurso para os cargos de profissional e nível superior da Eletrobras Termonuclear S.A., da Usina Nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, como Engenheiro Eletrônico para atuar na área de Instrumentação e Controle. Marcos cursou Engenharia de Controle e Automação no Campus Curitiba e diz que sua formação foi essencial para alcançar esse resultado: “Iniciei meus estudos em 2011, fiz minha colação de grau em abril de 2017 e, durante meu período como aluno, sempre procurei aprender ao máximo as matérias, tirar notas boas e, também, fazer boas amizades, tanto com os colegas quanto com os professores. Não tenho dúvida de que a formação que recebi nessa Universidade foi essencial para minha aprovação no concurso da Eletronuclear”, afirma ele. Marcos afirma que contou com excelentes professores, das mais diversas áreas, o que lhe propiciou uma base sólida: “Desde as aulas de Álgebra, Física e Cálculo, nos primeiros anos, até os conteúdos de Computação, Eletrônica, Processamento de Sinais e Controle de Sistemas, já nos últimos anos, foram muito importantes e, com certeza, farão também diferença durante minha carreira na Eletronuclear”, complementa.

Marcos nasceu em Apucarana e se mudou para Curitiba aos 17 anos, justamente para estudar Engenharia já que, na época, o campus de sua cidade natal ainda não oferecia cursos de Engenharia na área de elétrica e de automação. Desse período guarda excelentes lembranças: “lembro, por exemplo, dos bate-papos com amigos nas rampas do ‘Bloco E’ até chegar às aulas, de frequentar a Biblioteca com os colegas ao nos prepararmos para as provas, das diversas palestras no Auditório, do RU, da quadra, dos laboratórios, tudo era muito bom”, afirma.

Ao assumir o cargo de Engenheiro na Eletronuclear, em Angra dos Reis, Marcos vivencia sua primeira experiência na área nuclear: “As expectativas são as melhores possíveis, inclusive com a previsão da retomada da construção da terceira usina nuclear brasileira, Angra 3, acredito que terei a oportunidade de aprender bastante e pretendo me especializar na parte de instrumentação e controle nuclear, além da gestão”, conta.

Feliz na interação com os atuais alunos da UTFPR por meio desta matéria, o ex-aluno deixa um conselho aos futuros colegas de profissão e demais estudantes: “Às vezes pode não ser fácil a vida de estudante, mas todo esforço vale muito, portanto, busquem aprender o máximo durante a graduação e obter boas notas, aproveitando todas as oportunidades que a UTFPR oferece e, o mais importante, sem nunca desistir!”, conclui Marcos Rogerio.