Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Exposição apresenta maquetes das três sedes

Exposição apresenta maquetes das três sedes

PLANO DIRETOR

Trabalho faz parte das ações do Plano Diretor, que vai repensar o uso dos espaços físicos no campus Curitiba
publicado: 27/03/2023 14h29 última modificação: 27/03/2023 14h29
As maquetes estão localizadas no Bloco N, na Sede Centro do campus Curitiba (Foto: Andreza Modesto).

Uma exposição de maquetes, produzida por estudantes e docentes da UTFPR, está à mostra no Bloco N da sede Centro (entrada da Avenida Desembargador Westphalen) e tem por objetivo apresentar os espaços das três sedes do campus Curitiba. O resultado do trabalho faz parte dos projetos de reflexão sobre o Plano Diretor e visa pensar, organizar e reorganizar o uso e ocupação dos espaços físicos do campus.

De acordo com Homero Cheli, estudante do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, “As maquetes foram feitas na escala 1:500, utilizando a técnica de corte a laser. Elas mostram o entorno das sedes e, em destaque, os lotes que pertencem à UTFPR. Percebemos que elas ajudam a visualizar as diferenças de ocupação dos edifícios e espaços livres, suas relações com entornos, e alimentam as possibilidades de transformação para cada sede”.

Após a oficina, Kesse Jhones, graduando do 3º período de Arquitetura e Urbanismo, comentou sobre o objetivo do trabalho: “o trabalho vai ajudar as pessoas que fazem parte da comissão do Plano Diretor da universidade a pensar em novas formas de utilizar melhor os espaços da nossa faculdade, com a da dimensão de cada sede e locais disponíveis”. E ainda comenta que “foi gratificante de ver elas prontas e muito legal escutar os elogios que o grupo recebeu de quem visitou a exposição”.

Oficina

As maquetes das três sedes foram feitas em uma oficina realizada entre os dias 09 de janeiro a 16 de fevereiro de 2023. A atividade foi coordenada pelo Cleverson Sgoda, arquiteto da Diretoria de Projetos e Obras (DIRPRO) da UTFPR. O trabalho contou com a participação de Bárbara Stella Gantzel Dos Santos, Giuliano Nepomuceno Brizolla, Laise Abrão Bittencourt, Nicolly Polakowski de Souza e Kesse Jhones de Almeida Bueno, alunos monitores e voluntários dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design. A oficina foi realizada em três fases: uma pequena formação sobre maquetes, a etapa de levantamento e desenho, e a de montagem e acabamento.

Plano Diretor

O Plano Diretor é o principal instrumento que definirá uma política adequada de uso e ocupação do campus Curitiba pelos próximos dez anos. A elaboração do documento leva em conta a relação dos espaços com a cidade e com as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O Plano Diretor do campus Curitiba será desenvolvido em três grandes fases: leitura temática integrada, com o levantamento dos problemas e potencialidades; a fase propositiva, com a indicação dos cenários possíveis (tendencial, intermediário e futuro); e a tabulação e sistematização do material das oficinas e conclusão dos relatórios.