Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Extensão colabora com catadores de recicláveis

Extensão colabora com catadores de recicláveis

EXTENSÃO

Projeto participa de audiência pública e produz filme sobre grupo de trabalhadores
publicado: 28/06/2023 15h31 última modificação: 30/06/2023 14h53
Representantes das diversas entidades presentes na audiência pública (Foto: acervo do projeto).

O projeto de extensão “Atentar-se à Exclusão para Contribuir com a Inclusão”, vinculado ao Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU) e também ao Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), participou de audiência pública sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Almirante Tamandaré, município da região metropolitana de Curitiba. A audiência foi promovida pela Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré (PMAT), no dia 17 de junho.

Estava em pauta a participação das associações na política municipal que envolve o tratamento do lixo reciclável. Com a contribuição do projeto, personificada em fala na audiência da professora Stella Maris Bezerra, chefe do DEAAU e coordenadora da iniciativa de extensão, foi possível pleitear o compromisso da prefeitura com a contratação de catadores - na reunião anterior, conseguiu-se que a PMAT formalizasse um termo de colaboração. Esta foi a segunda audiência pública da qual o projeto participou ao lado desses trabalhadores, além de reuniões de preparação que antecedem cada audiência.

O projeto de extensão apoia a Associação Reciclar e Limpar e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Ilha. Para esta última, foi produzido um curta-metragem com a intenção de divulgar e apoiar a Associação, mostrar seu trabalho e suas dificuldades, bem como promover as atividades realizadas pelos extensionistas e suas descobertas junto à comunidade de catadores.

Ilha: existir e resistir

O curta-metragem “Ilha: Existir e Resistir”, disponível gratuitamente no YouTube, com legendas em cinco idiomas, teve todas as etapas de produção realizadas por estudantes participantes do projeto de extensão. O filme "foi uma conquista para o projeto e para os catadores de recicláveis", avalia a coordenadora Stella.

A produção busca dar visibilidade e empoderamento aos catadores de recicláveis, gerando valorização social e "buscando um reconhecimento que trouxesse mais valorização econômica para esse trabalho", conclui a professora.

Atentar-se à exclusão para contribuir com a inclusão

O projeto de extensão “Atentar-se à Exclusão para Contribuir com a Inclusão” foi criado em 2015, inicialmente com estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e do Técnico de Segurança do Trabalho. Na sequência, o projeto envolveu estudantes do curso de Comunicação Organizacional. Atualmente, estudantes de qualquer curso podem participar, por exemplo, se matriculando na disciplina extensionista "Práticas de Extensão Universitária". Desde sua criação, o projeto acompanha associações de catadores de materiais recicláveis de Almirante Tamandaré e realiza contribuições, dando apoio na reivindicação de direitos.

Segundo a professora Stella, a proposta da extensão é ter uma relação dialógica, onde a universidade não apenas leva conhecimentos à comunidade. E para os estudantes, há a oportunidade de aprendizado prático.

Saiba mais

Clique aqui para assistir o documentário curta-metragem “Ilha: Existir e resistir”.