Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Turmas de Eletrônica e Edificações comemoram 50 anos de formatura
conteúdo

Notícias

Turmas de Eletrônica e Edificações comemoram 50 anos de formatura

COMEMORAÇÃO

Cerimônia simbólica representa a contribuição da UTFPR à sociedade paranaense
publicado: 07/12/2021 16h15 última modificação: 03/11/2022 13h24
Exibir carrossel de imagens Turmas de Eletrônica e Edificações celebram 50 anos da formatura do curso técnico.
(Foto: acervo pessoal - Comissão Organizadora)

Turmas de Eletrônica e Edificações celebram 50 anos da formatura do curso técnico. (Foto: acervo pessoal - Comissão Organizadora)

Egressos dos cursos técnicos de Eletrônica e de Edificações realizaram uma cerimônia simbólica na UTFPR para comemorar os 50 anos da formatura. No total, 50 pessoas que colaram grau em 1970 participaram da celebração, que ocorreu no último mês de novembro, no auditório da Sede Centro do Campus Curitiba da UTFPR.

Os 50 anos de formatura completaram-se em 2020, mas não foi possível realizar o evento presencialmente devido à Covid-19. Em 2021, assim que as restrições sanitárias possibilitaram, as turmas foram comunicadas e o evento foi organizado. A cerimônia com as duas turmas reuniu aproximadamente 50 egressos e pouco mais de 100 convidados.

A cerimônia contou com todos os elementos de uma formatura tradicional, incluindo canudo e clipe musical. De acordo com Carlos Zanetti, da turma de Eletrônica e um dos organizadores, "quando liberou para fazer, lá por agosto, corremos atrás de camisa (amarela para Edificações e azul para Eletrônica), localizamos mais pessoas, produzimos um diploma especial, assinado por Schiefler e Rossana... Uniformes, fotógrafos, jantares, impressões, passagens, etc - foi um trabalho que mobilizou vários colegas egressos".

A formatura simbólica contou com apoio logístico e institucional e com a presença do reitor da UTFPR Marcos Schiefler e também da diretora-geral do campus Curitiba Rossana Finau. A universidade disponibilizou o auditório, além de técnicos e colaboradores para operacionalização do evento, que contou com a coordenação da professora Anuschka Reichmann Lemos, chefe de gabinete do Campus, e da técnico-administrativa Carolina Stuart, da Assessoria de Cerimonial e Eventos (ASCEV-CT).

50 anos de histórias e amizades, um dia de homenagens

Ainda segundo Carlos Zanetti, após o período de formação, os egressos mantiveram contato, com mais ou menos aderência dos membros das turmas. Mas foi com o avanço nas tecnologias de comunicação que conseguiram estabelecer um "ritual" de encontrarem-se uma vez por ano, o que se tornou uma tradição para eles. "No início da popularização da Internet, tínhamos um grupo de troca de e-mails, e, com o passar dos anos, com whatsapp e redes sociais, a formação do grupo e a localização das pessoas ficou mais fácil", comenta Carlos. Já existia a ideia de realizar esse encontro de 50 anos há algum tempo, o que acabou evoluindo para o projeto de formatura simbólica comemorativa.

Como se pode imaginar, alguns dos colegas morreram no decorrer dessas décadas. Além da lembrança destes colegas, os ex-alunos também fizeram homenagens a ex-professores como patronos, paraninfos e com o nome das Turmas. O nome escolhido para ambas as turmas por unanimidade foi o do Prof. Ivo Mezzadri, aluno, professor e diretor da ETFPR e do CEFET, instituições precursoras da UTFPR. De Edificações foram homenageados “in memoriam" os professores Fernando Pereira Mendes (da disciplina de Topografia), como patrono e o paraninfo José Valdomiro de Macedo (Tecnologia de Materiais). Da Eletrônica, os nomes foram, respectivamente, professores Alberto Martins dos Santos (Prática) e João Roberto Ricobom (Teoria).

Segundo Zanetti, outras turmas de egressos interessaram-se por esse tipo de celebração e estão fazendo seus planos. "Importante é a preservação de uma história, que começou quando a escola era Liceu e passou a se chamar Escola de Aprendizes, depois Escola Técnica, CEFET... e agora UTFPR", pontua Carlos. O técnico em Eletrônica conta que trabalhou 31 anos na Copel, sempre na área de informática, empresa pela qual se aposentou, assim como diversos colegas contribuíram com o crescimento do Paraná, nas telecomunicações, construção de usinas, estradas, etc, e até mesmo prédios dentro da UTFPR têm a marca da participação de alguns desses profissionais. "O projeto do painel do Poty, na sede Centro, teve participação de alguns colegas de Edificações. A maioria da turma (de Eletrônica) esteve na Telepar, Copel ou Siemens, enfim, numa área de engenharia ou eletrônica", comentou. As histórias de vida destas pessoas cristalizam a contribuição da UTFPR ao desenvolvimento do estado.

Currículo da Época

Os cursos técnicos de Edificações e Eletrônica de 1970 na ETFPR tinham uma base curricular semelhante, com disciplinas básicas e profissionais. A Edificações tinha 3 mil horas/aula nos seus três anos de formação e a Eletrônica, com menor número de disciplinas profissionalizantes mas eram 60% do total do curso, ou seja, 2028 h/aulas do total de 3344 h/aulas. As disciplinas básicas eram iguais para todos os cursos técnicos: português, matemática, física, química, inglês, história, educação física e moral e cívica, o restante eram disciplinas técnicas que variavam em quantidade entre 9 e 11, de acordo com cada curso.

Naquela época, havia mais etapas no caminho da educação profissionalizante. Por volta de 1964, uma parte da turma entrou no antigo ginásio profissionalizante; "em 68, entramos no curso técnico industrial, equivalente ao científico (ensino médio)", lembrou Carlos Zanetti. Teruko Shoji, formada em Eletrônica, conta: “no ginásio industrial os nisseis e sanseis chegavam a ser 20% em cada turma e caímos para menos de 1% no curso técnico. No período do ginásio adquiria-se conhecimentos em disciplinas básicas como em qualquer escola e, a cada semestre, fazíamos uma iniciação prática em laboratórios de elétrica, eletrônica, industrial e marcenaria. No entendimento dos imigrantes isso bastava para se 'abrasileirar', daí voltava-se para casa e, assim, ajudar os pais no campo”.

Acompanhe como foi o evento clicando na foto de abertura em mais fotos.

Mais informações

Vídeo da formatura dos 50 anos

Diário Indústria & Comércio - página 19

Memória paranaense: técnicos de edificação e eletrônica celebram cinquentenário de formatura