Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Graduação mais flexível e mestrado são projetos para o DADIN

Graduação mais flexível e mestrado são projetos para o DADIN

publicado: 29/11/2018 17h00 última modificação: 29/11/2018 17h00

Reportagem de Laura Jucá (COMORG – DALIC)

No Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) formou-se, em 2016, uma Comissão de Mestrado com a intenção de desenvolver uma proposta de inclusão de cursos de pós-graduação na área do design, já que mais da metade dos professores do departamento possui doutorado. Com a inclusão, a carga horária destes professores iria diminuir, e assim sobrecarregar os docentes da graduação.

A solução seria, então, fazer uma reformulação do curso de graduação, fazendo a junção do bacharelado em Design e do curso de Tecnologia em Design Gráfico, e assim oferecer apenas um curso com uma nova matriz curricular - esta que não era atualizada desde 2004, não acompanhando o que acontecia na área, e, mesmo com criação de optativas, não supriam a demanda dos estudantes.

Segundo os professores Alan Ricardo Witikoski, Alexandre Vieira Pelegrini e Simone Landal, do DADIN, a nova grade tinha previsão de implementação no segundo semestre de 2018, contudo, uma nova regulamentação do Ministério da Educação (MEC), que exige 10% de extensão para os cursos de graduação, adiou a implantação para o primeiro semestre de 2019.

Com a decisão por um único curso de Design generalizado, após realização de estudos com estudantes, avaliações e pesquisas, a promessa é uma matriz mais flexível. Entender as alterações feitas, as inclusões (por exemplo, mais disciplinas projetos de design) e os benefícios para os mais de 800 alunos pertencentes ao Departamento - melhorias na estrutura da gestão e o tempo livre dos docentes com o investimento na junção de produto e gráfico para questões materiais.