Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > IAB premia site Arquivo criado na UTFPR

IAB premia site Arquivo criado na UTFPR

PRÊMIO

O portal ajuda a compreender a história arquitetônica e urbanística de nossa cidade
publicado: 08/06/2022 15h57 última modificação: 03/11/2022 12h12
Projeto Arquivo é destaque no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). (Imagem: divulgação)

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lança sua edição comemorativa de cem anos contemplando os trabalhos vencedores do Prêmio IAB 2021 em cinco categorias, com destaque para a UTFPR em Cultura Arquitetônica/Sites, Portais, Revistas Eletrônicas, Redes Sociais, com seu projeto Arquivo; um site criado objetivando sistematizar o inventário do Patrimônio Histórico de Curitiba em conteúdos acessíveis ao público, ajudando a compor o entendimento da arquitetura e do urbanismo da cidade atual.

Criado em 2018, o projeto de pesquisa inclui uma dinâmica de estudos da cidade construída, expandindo as fronteiras práticas teóricas da Arquitetura em um acervo de construções históricas catalogadas por ano de construção, endereço, situação atual, uso atual, área, técnica construtiva, sistema estrutural, linguagem formal, histórico e curiosidades, com fotos e imagens; além de oferecer ainda artigos publicados pela equipe, uma área para divulgação de eventos e informações dos imóveis incluídos no Rosto da Cidade, da Prefeitura Municipal. O Arquivo é coordenado pela professora pesquisadora Giceli Portela, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP e Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com auxílio das professoras Rita Patron e Iaskara Florenzano e de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Para acessar o projeto: www.arquivoarquitetura.com