Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Ideia legislativa propõe criação do cargo de Gestor de Comunicação Organizacional
conteúdo

Notícias

Ideia legislativa propõe criação do cargo de Gestor de Comunicação Organizacional

publicado: 13/08/2018 19h56 última modificação: 13/08/2018 19h56

Nesta sexta-feira (10), professores e estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) iniciaram uma campanha de apoio a uma Ideia Legislativa, no portal do Senado Federal, para criação do cargo de Gestor de Comunicação Organizacional em todos os órgãos públicos do País. O objetivo é atingir, pelo menos, 20 mil apoios, até o dia 6 de dezembro deste ano, para que a ação se torne uma sugestão legislativa e possa ser debatida pelos senadores.

 

A Ideia Legislativa se baseia na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), que dispõe sobre procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a fim de garantir o acesso dos cidadãos brasileiros a informações, conforme prevê a Constituição Federal de 1988. A LAI impôs novos requisitos de prestação de contas do Estado com o cidadão, e comunicador organizacional é o profissional capacitado para essa missão, agindo como facilitador no exercício de direitos.

 

Essa iniciativa vai beneficiar, diretamente, os profissionais formados no curso de bacharelado em Comunicação Organizacional (Comorg), além daqueles habilitados em outras áreas da Comunicação, com especialização nesse campo do conhecimento. É o que afirma a coordenadora do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR – campus Curitiba, Elza Aparecida de Oliveira Filha. Ela destaca uma “vasta amplitude das oportunidades de trabalho e a visão abrangente do profissional de Comunicação Organizacional”.

 

Atualmente, além da UTFPR, somente a Universidade de Brasília (UnB) oferece o bacharelado em Comorg, porém várias Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, ofertam cursos de pós-graduação em Comunicação Organizacional, como a Universidade de São Paulo (USP); a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); a FAE Business School, além da própria Tecnológica.

 

O Gestor de Comunicação Organizacional tem como principais responsabilidades planejar estratégias e executar e desenvolver atividades e dinâmicas comunicacionais nos variados ambientes empresariais e institucionais. “Esse campo do conhecimento não é novo, mas a carreira profissional está ganhando importância com a necessidade de mais transparência e diálogo nos contextos organizacionais, especialmente na esfera governamental”, ressalta a Professora Elza.

 

Sobre o curso

O curso de Comunicação Organizacional da UTFPR disponibiliza ao mercado de trabalho um profissional com competências e habilidades em Comunicação Integrada, adequado à realidade do desenvolvimento tecnológico. O curso se desenvolve com estudos disciplinares e interdisciplinares, que propiciam ao estudante a compreensão do papel do agente de comunicação em uma organização, explorando aspectos técnicos, sociais, políticos e econômicos.

 

Na Tecnológica, o estudante aprende a aprimorar os processos comunicacionais de uma organização, com foco no planejamento e gestão de projetos e de atividades ligadas às diferentes vertentes da Comunicação. Os alunos são formados para gerenciar atividades de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Produção Audiovisual, Fotografia, Cerimonial e Protocolo em eventos, entre outros segmentos estratégicos, que posicionam a organização em papel de destaque diante dos públicos de interesse.

 

Serviço

 

Ideia Legislativa: Criação do Cargo de Gestor de Comunicação Organizacional

Data limite para os 20 mil votos: até 6 de dezembro de 2018

Votação: Portal do Senado Federal – http://portal.utfpr.edu.br/cursos/graduacao/bacharelado/comunicacao-organizacional