Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > III Encontro de Práticas Pedagógicas acontece na UTFPR Câmpus Curitiba

III Encontro de Práticas Pedagógicas acontece na UTFPR Câmpus Curitiba

publicado: 24/11/2017 13h10 última modificação: 24/11/2017 13h26

Pela manhã do dia 24 de novembro, tivemos a honra de sediar mais uma vez o evento “Encontro de Práticas Pedagógicas”, aqui na UTFPR Câmpus Curitiba, constando sua terceira edição. A professora Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo, Coordenadora de Tecnologia na Educação da UTFPR, estava a frente do evento que por sua vez tinha o objetivo promover debates dos usos e recursos educacionais abertos.

Participaram da mesa de honra o Reitor da UTFPR Professor Luiz Alberto Pilatti, o Diretor Geral da UTFPR, Câmpus Curitiba, Professor Cezar Augusto Romano, o Professor Mauro Edson Alberti, Diretor de Graduação do Câmpus Curitiba, o Professor Carlos Eduardo Cantarelli, Assessor de Educação Aberta da UTFPR  e o Professor Gilberto Souto, Pró-Reitor Adjunto da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, juntamente da Professora Iolanda Bueno de Camargo.

Todos os componentes da mesa falaram do EAD, Ensino a Distância, enfatizando os benefícios que trará na inserção do mesmo na grade curricular da Universidade. Benefícios estes que inovaria na forma dos alunos expressarem seus conhecimentos, além de facilitar a aprendizagem dos estudantes será uma mudança na educação levando oportunidade aos jovens do Brasil que projetam um futuro melhor para suas vidas. Luiz Alberto Pilatti complementou o discurso dizendo que em maioria, o Ensino a Distância é mal visto perante a sociedade, mas que em sua concepção o EAD é o futuro que já deveria existir em nossa Universidade.

A palestrante convidada para falar do Ensino e Aprendizagem em Rede, foi a Professora Patrícia Lupion Torres, Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Patrícia discursou acerca da coaprendizagem que consiste na construção de aprendizagem entre o aluno e o professor, e também sobre a aprendizagem virtual que aborda um viés mais interativo focando na cocriação, pesquisa em conjunto e na mudança de papéis, pois anteriormente o professor era visto como o único a transmitir conhecimento e o aluno era apenas “recipiente”, mas que atualmente, principalmente no EAD, estes postos foram deslocados, já que os estudantes têm a oportunidade de interagir mais com seus professores, assim havendo uma troca mútua de conhecimento.