Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > III Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica da UTFPR Câmpus Curitiba

III Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica da UTFPR Câmpus Curitiba

publicado: 03/10/2017 14h22 última modificação: 03/10/2017 14h22

Nessa segunda-feira, dia 02 de outubro, aconteceu a abertura da III Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica, que esse ano está abordando o tema Engenharia Automotiva.  O evento, organizado pelo CAEM - Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica, acontece nos dias 02 a 06 de outubro. A abertura ocorreu na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Curitiba, sede Centro e o restante das atividades da Semana acontecerão na sede Ecoville. O evento contará com palestras, visitas técnicas, minicursos, feiras de estágio e oficinas.

A mesa de honra do evento foi composta pelo Diretor-Geral do Câmpus Curitiba, prof. Cezar Augusto Romano; o Representante, prof. Rodrigo Lupinacci Villanova, do Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, prof. Fábio Tavares; o Chefe do DAEM - Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica, prof. Cláudio Tavares e o Presidente do CAEM - Centro acadêmico de Engenharia Mecânica, Henrique Bochonko Pereira.

O início da cerimônia se deu por uma breve fala de cada um dos integrantes da mesa. O prof. Reitor Cezar Augusto Romano agradeceu ao convite para participar da III Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica e parabenizou os alunos envolvidos na organização, pois, segundo ele, a UTFPR é uma instituição em constante movimento e eventos como este, instigam os alunos a estar em movimento. O avanço tecnológico nos obriga a estar em constante atualização e buscar a interdicisplinaridade. Antes um carro era estudado apenas por pesquisadores da mecânica, e agora é necessário, também, o estudo dos pesquisadores da eletrônica. O prof. Reitor Cezar Augusto Romano afirmou, também, que as Semanas acadêmicas de Engenharia Mecânica, vêm sendo bem organizadas, pois o conhecimento não cabe mais nas salas de aula. Ressaltou que os alunos mais antenados e atualizados serão os mais preparados para o mercado de trabalho e que a universidade deve ser um meio para transformar a informação em conhecimento.

O prof. Rodrigo Villanova Agradeceu ao esforço dos alunos envolvidos na organização do evento e manifestou seu desejo de que a realização da Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica, anualmente, se consolide, pois é uma oportunidade de os alunos terem contato com o "mundo lá fora", ou seja, com os profissionais e com o mercado. O prof. Cláudio Tavares manifestou sua satisfação em estar representando a Diretoria Acadêmica do curso e lembrou do sucesso do tema escolhido para a última Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica, Indústria 4.0, por ser um tema novo e atual, e disse acreditar que o tema Engenharia Automotiva seja muito vigente e atual para os estudantes de Engenharia Mecânica. Para encerrar as falas da mesa, o Henrique Pereira, Presidente do Centro Acadêmico do curso, ressaltou que é um trabalho intenso organizar um evento como esse, mas gratificante. Agradeceu aos participantes e presentes e declarou oficialmente aberta a III Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica.