Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Impacto Ambiental: Docente do DAQBI publica artigo na Revista Science

Impacto Ambiental: Docente do DAQBI publica artigo na Revista Science

Meio Ambiente

O viés de discussão é voltado aos impactos econômicos do licenciamento ambiental e as relações comerciais
publicado: 25/06/2021 20h22 última modificação: 12/11/2022 20h05
Crédito: Revista Science

Neste dia 4 de junho, Renata Ruaro, docente do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBi) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) do campus Curitiba da UTFPR, publicou o artigo Brazil's doomed environmental licensing na Revista estrangeira Science, com coautoria de Lucas Ferrante e Philip Fearnside. O artigo, como nota de opinião, discute os possíveis delineamentos da aprovação do projeto de lei (PL) 3729/2004 (1, 2), que revoga o licenciamento ambiental no país.

Segundo a docente, a nota foi desenvolvida no dia seguinte da aprovação do PL na Câmara dos Deputados (14 de maio), e depois revisada com auxílio do coautor Fearnside, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA), adequando aos moldes da revista científica.

“É um assunto de interesse da comunidade cientifica internacional, na conservação ambiental. Então a aprovação de um projeto como esse vai ter implicação global, por que pode trazer impactos irreversíveis que podem afetar toda a condição ambiental não só no Brasil.”
Renata Ruaro, docente do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBi)

Na nota, o viés de discussão é voltado aos impactos econômicos do licenciamento ambiental e as relações comerciais, principalmente no que se refere aos commodities do Brasil. De acordo com a autora, a intenção da nota é influenciar o veto do PL.

Ruaro conclui explicitando o papel da universidade pública na pesquisa: “É o local onde maior parte da ciência é produzida, o que a gente tem de informação das consequências ambientais desse tipo de projeto e de atividades antrópicas no Brasil, são produzidas por projetos e atividades de pesquisas [...] a universidade tem esse papel de fornecer uma informação solida, concreta e de confiança sobre essas informações e impactos ambientais.”

A pesquisadora também comentou que posteriormente publicará um artigo na revista Biodiversity and Conservation junto de Philip, mas outro viés, discutindo os possíveis impactos ambientais da aprovação do PL.

Você poder acessar o artigo publicado na Revista Science ou sua versão traduzida no site ResearchGate.