Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > VI Mostra de Economia Solidária promove o comércio local e práticas cooperativas na UTFPR

ECONOMIA

O evento busca construir a cultura solidária por meio de reflexões sobre o contexto pós-pandêmico
publicado: 04/11/2022 11h25 última modificação: 18/11/2022 16h30
Exibir carrossel de imagens Mostra de produtos dos Empreendimentos da Economia Solidária.(Foto: Maria Luisa Carvalho)

A VI Mostra de Economia Solidária da UTFPR, marcada pela contribuição de ações cooperativas da Universidade com a economia local, ocorreu entre os dias 4 e 6 de outubro no Campus Curitiba. O evento é uma iniciativa da Incubadora de Economia Solidária da UTFPR-CT (TECSOL). A proposta da mostra neste ano foi “Construindo uma cultura solidária” e contou com palestras, oficinas, bate-papos, feira de produtos e lançamento de um filme.

Aberta aos públicos interno e externo à Universidade, a VI Mostra de Economia Solidária retornou presencialmente com o objetivo de fomentar a necessidade da “cultura solidária” na comunidade. Maria Luisa Carvalho, parte do corpo docente da TECSOL, explica que o evento refletiu sobre o contexto pós-pandêmico e o que foi aprendido com “a pedagogia cruel do vírus”. “Queríamos que a mostra fosse um momento de  reflexão e de experiências concretas de ‘um outro mundo é possível': uma sociedade solidária, justa, inclusiva, cooperativa, democrática na qual os seres humanos vivam em harmonia com os demais seres vivos. Assim, surgiu a proposta de fomentar uma cultura solidária, ou seja, na qual haja uma relação de cuidado mútuo e co-responsabilidade entre as pessoas e o planeta.”

TECSOL

A Incubadora de Economia Solidária da UTFPR-CT, desde a fundação em 2015, desenvolve projetos de objetivos pedagógico e organizacional para fortalecer as ações de Economia Solidária entre a população. A Mostra viabiliza o trabalho dos produtores locais e apresenta temáticas importantes que contribuem para a construção da cultura solidária. Também se comprometem em demonstrar a prática das tecnologias sociais por meio das oficinas e, especialmente nesta edição da Mostra, a produção do filme “Ilha: Existir e Resistir”.

Atualmente a Incubadora também atua no Conselho Estadual de Economia Solidária do Paraná, pois são representantes da Rede de Incubadoras universitárias de apoio e fomento à Economia Solidária do Paraná (RIU-PR). “Temos um trabalho importante para criação de Políticas Públicas no estado. Esse ano iniciamos uma parceria com a prefeitura de Colombo e estamos ministrando um curso introdutório de Economia Solidário para servidores e  artesãos do município”, relembra Carvalho. A professora também acrescenta o desejo de que o futuro da TECSOL e da Mostra seja sempre espaço de troca de saberes, afetos e experiências.