Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica (LASER) participa do ROBÓTICA 2021

ROBÓTICA 2021

O evento online contou com disputas de robótica, workshops e competições de Teses e Dissertações
publicado: 25/11/2021 16h16 última modificação: 03/11/2022 13h24

Professores e estudantes que atuam no Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica (LASER) do campus Curitiba, obtiveram dois segundos lugares no Concurso de Teses e Dissertações no ROBÓTICA 2021, considerado o maior evento de Robótica e Inteligência Artificial da América Latina.

O doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) Marcelo Limeira, teve o projeto premiado como segundo melhor trabalho de mestrado em robótica no país. A dissertação “ARENA - Plataforma para Experimentação de Sistemas Multi-Robôs em Ambientes Industriais" foi orientada pelo professor André Schneider de Oliveira.

Marco Antonio Teixeira, doutor pelo mesmo programa, teve o trabalho "Mobile robots: a study on sensing and perception systems" premiado como o segundo melhor trabalho de doutorado em robótica do Brasil. Marco Antonio também foi orientado pelo professor André e co-orientado pela professora Valéria Arruda.

Equipes

Entre as participações importantes, o LASER marcou presença em diversas modalidades. A equipe de estudantes do curso técnico em eletrônica, composta pelos estudantes Mariana Heimbecher Arias, Felipe Adonai de Moraes e Seijiro Yanagyia Midzuno, foi a primeira equipe da UTFPR a conseguir vaga para as finais nacionais da competição, ficando entre as 50 melhores do país.

Outras equipes participaram em três categorias da Competição Brasileira e Latino-Americana de Robótica: Robocup@Home (robôs nas casas das pessoas, equipe UTBots@HOME), IEEE Very Small Size Soccer (VSSS-futebol de robôs muito pequenos, Equipe UTBots), e Soccer Simulation 3D (futebol de robôs simulados tri-dimensionais, equipe Capivara3D, em colaboração com a UFPR).

O melhor desempenho foi obtido pela equipe Capivara3D, com o terceiro lugar latino-americano. A equipe UTBots@Home (robô de serviço que atua nas casas das pessoas) ficou na quinta colocação latino-americana. Os integrantes foram: Marlon Vaz, Dieisson Martineli, Jonathan Cerbaro, Felipe Conter e Jonathas Pereira, mestrandos e doutorandos da UTFPR, com orientação dos professores João Alberto Fabro (PPGCA-CT) e André Schneider de Oliveira (CPGEI).

A equipe UTBots da categoria VSSS foi composta pelos acadêmicos de Engenharia de Computação, Matheus Diniz e Rodrigo Yamauchi. A delegação do LASER ainda contou com a participação do acadêmico de Engenharia de Computação, Gabriel Rauta Buiar, e dos professores Fabro  e Eduardo Todt (Universidade Federal do Paraná).  Fabro também atuou como coordenador do Comitê de Programa do WRE-Workshop de Robótica Inteligente e coordenou a categoria de competição IEEE OPEN, de robôs que realizam operações de carga e descarga em ambientes industriais.

Robótica

O “ROBÓTICA 2021” é considerado o maior evento de Robótica e Inteligência Artificial da América Latina. Com mais de 400 atividades entre competições acadêmicas, palestras, workshops e apresentações científicas, o evento foi totalmente on-line, entre 11 e 15 de outubro.