Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Laboratório da UTFPR-CT cria painel inspirado no mar para humanizar sala do Hospital de Clínicas

HUMANIZAÇÃO

A entrega é realizada por meio do projeto Humaniza UTFPR, em parceria com o UTLab Design
publicado: 25/11/2022 14h55 última modificação: 25/11/2022 18h01
O painel pintado na sala é uma homenagem a um médico radiologista. (Foto: UTLab Design)

O UTLab Design realizou no segundo semestre a entrega dos painéis artísticos de mais uma sala hospitalar do Hospital de Clínicas  (HC) da Universidade Federal do Paraná. A sala é a terceira idealizada pelos integrantes do projeto Humaniza UTFPR em parceria, dessa vez, com o Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN). O Laboratório desenvolveu as artes para a ambientação da sala, utilizando cores e formas para contribuir com o bem-estar do paciente.

A terceira sala homenageia um dos médicos do setor de radiologia do HC, Dirceu Rodrigues, com uma carreira de mais de 30 anos. O médico e professor tinha no consultório diversos objetos relacionados ao ambiente marítimo, como quadros de navios e paisagens que transbordavam água e vida. Por meio de entrevistas com os familiares do médico, as voluntárias Raquel Sales e Fabiana Budel, coordenadas pela professora Eunice Liu, idealizaram e projetaram o design de uma das salas de exames do HC.

Projeto Humaniza UTFPR

O projeto de extensão Humaniza UTFPR, lançado durante a pandemia, é uma parceira de diversos cursos do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com o HC. Focado no setor de Diagnóstico por Imagem, o projeto tem por finalidade “proporcionar por meio da ambiência, um espaço acolhedor que diminua o estresse e ansiedade de pacientes adultos e pediátricos”, como relata Anna Silvia Penteado Setti, uma das coordenadoras do projeto.

UTLab Design

O UTLab Design desenvolve projetos de interesse público em parceria com órgãos governamentais e iniciativa privada. A ideia é suprir lacunas sociais onde a academia pode atuar para beneficiar as pessoas e o meio ambiente.

O laboratório é coordenado pela professora Eunice Liu, arquiteta, designer e docente no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial. Os integrantes são professores, alunos da UTFPR e voluntários de todo o Brasil.

Para mais informações, acesse o Instagram do UTLab Design, procurando por @utlabdesign, ou acesse o site oficial do Laboratório por meio deste link.