Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Lançamento de livro e seminário sobre a Diáspora africana compartilha pesquisas sobre cultura afro-brasileira

publicado: 08/10/2018 14h53 última modificação: 08/10/2018 14h54

Dia 05 de outubro, o campus Curitiba da UTFPR contemplou a presença das palestrantes Ana Navali, Doutora em Sociologia pela UFPR, Andrea Kominek, professora do DAESO (Departamento Acadêmico de Estudos Sociais) da  UTFPR de Curitiba e Megg de Oliveira Doutora em Educação na UFPR, para seminário e lançamento do Livro: Roteiros Temáticos da Diáspora: Caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil, de Andrea Maila Voss Kominek e Ana Crhistina Vanali (Orgs).
O lançamento aconteceu no miniauditório da sede centro e contou com a presença de servidores, alunos do PPGTE (Programa de Pós Graduação de Tecnologia) e convidados. Durante as falas, foi possível perceber a importância de existir uma nova construção no que diz respeito à história da arte e cultura negra no país. Assim como a necessidade de dar nome a artistas negros (as).
“Nós somos invisíveis, ninguém nos mostra” diz Diva Guimarães, professora negra de 96 anos, convidada e participante do evento. Ela deu seu depoimento, emocionado, sobre a experiência de ser negra no Brasil e fez agradecimentos a Andrea e Megg pelo esclarecimento do contexto negro na arte; finalizou com um apelo aos professores presentes, para que acolham seus alunos de forma amorosa. “Isso faz toda diferença” disse.
O livro é dividido em 20 capítulos que abordam assuntos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Possui um roteiro consistente para a implementação da Lei 10.639/03 que estabelece diretrizes para inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” na rede de ensino.
Professores presentes disseram que vão fazer uso do livro para pesquisas e melhor entendimento sobre o assunto.