Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Lançamento do livro "TCC de Arquitetura e Urbanismo: por onde começar"

Lançamento do livro "TCC de Arquitetura e Urbanismo: por onde começar"

Livro digital

Livro dá o "mapa da mina" para produzir TCCs de Arquitetura
publicado: 29/11/2022 15h33 última modificação: 29/11/2022 15h33
Exibir carrossel de imagens Autores de capítulos do livro e a profa. Rafaela, na mesa do evento. Da esq. para dir.:  Lucas Fujiyama, Cássia Luckow, Tatiane Ferreira, Giovana Spanhol, Fabiano Sakai  e a profa Rafaela Fortunato. (Foto: ASCOM-CT)

Autores de capítulos do livro e a profa. Rafaela, na mesa do evento. Da esq. para dir.: Lucas Fujiyama, Cássia Luckow, Tatiane Ferreira, Giovana Spanhol, Fabiano Sakai e a profa Rafaela Fortunato. (Foto: ASCOM-CT)

Rafaela Fortunato, professora do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU), é a organizadora da obra que reúne descrições de trabalhos de conclusão de curso (TCC) de egressos da graduação ofertada pelo campus Curitiba da UTFPR. O lançamento aconteceu na semana passada, no grande auditório do bloco B da sede Ecoville, e reuniu alguns dos autores do livro, professores e estudantes interessados no tema. O evento contou com a participação das professoras Stella Maris da Cruz Bezerra, chefe do DEAAU, e Isabel Maria de Melo Borba, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

O TCC é requisito necessário para a conclusão do curso, por meio do qual o estudante deve apresentar um projeto ou pesquisa inédito e teoricamente embasado, sendo avaliado também por outros professores além do orientador. Ou, como na descrição do livro: "todo profissional, independente da área na qual irá atuar precisa passar por uma banca que avalie seu desempenho acadêmico, como um rito de passagem para assumir um compromisso maior com a sociedade".

Em "TCC (...): por onde começar", estudantes que concluíram o curso de Arquitetura e Urbanismo e realizaram a produção de seus TCCs escrevem capítulos descrevendo como foi esse processo e qual o resultado. Por meio das experiências relatadas e das explicações da professora Rafaela, o objetivo principal do livro é ajudar estudantes da área (ou de outras áreas, por analogia) na idealização e produção de um trabalho de conclusão factível, útil e bem-sucedido na aprovação. O livro reúne em capítulos a experiência de nove egressos do DEAAU em seus TCCs.

No evento de lançamento, a professora Isabel disse que o livro "é muito importante por trazer de forma simplificada uma tarefa que é difícil para os graduandos, o TCC. E será útil em qualquer instituição de ensino superior". Além dela, o professor Armando Luis Yoshio Ito, que participou da elaboração do material e já orientou muitos TCCs, também esteve presente e comentou: "o professor aprende também sobre áreas que não conhece, orientando TCCs. Tenho orgulho de ver aqui os estudantes que passaram pelo curso ocuparem postos no mercado e escrevendo a respeito dos seus projetos de conclusão".

TCCs e seus autores

Compondo a mesa do evento de lançamento, além da idealizadora e organizadora professora Rafaela Fortunato, estavam presentes alguns dos autores que têm capítulos no livro (veja foto). No evento, contaram um pouco sobre seus TCCs e a participação no livro. Conheça os temas de seus trabalhos que são descritos na obra (em disposição como na foto):

Lucas Massato Fujiyama - Reabilitação Urbana Através de seus Espaços Públicos: Corredor Cultural e a Praça Santos Andrade;

Cassia Lorena Luckow - Centro de Treinamento de Patinação Artística Sobre Rodas;

Tatiane Ferreira Rodrigues - Cinema–Escola: Democratização do Acesso ao Conhecimento e Produção Cultural;

Giovana Isabela Spanhol - Cura: Centro Urbano de Atendimento | Práticas Integrativas e Complementares do SUS; e

Fabiano Sakai Pinheiro - Proposta de Habitação Social com Equipamentos Coletivos e Públicos
no Centro Histórico de Curitiba.

Link para download gratuito do livro: clique aqui