Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Lançamento do "Projeto Arquivo".

Lançamento do "Projeto Arquivo".

publicado: 17/05/2018 11h59 última modificação: 17/05/2018 12h02

Os estudantes Murilo Rodrigues e Emanuel Gonçalves, de Arquitetura e Urbanismo, UTFPR, apresentaram ontem pela manhã (16/05), o “Projeto Arquivo” no miniauditório da UTFPR Sede Centro. Eles contaram como o projeto se desenvolve, deixando claro que o objetivo principal é localizar os patrimônios históricos, estudar e divulgar, afim de dar visibilidade para essas construções, para que sejam cada vez mais conhecidas, admiradas e preservadas. Para isso, criaram um site onde há disponibilidade de imagens, maquetes e informações de cada patrimônio. O acesso a esses dados está para o público, desde que possuam o QR Code, pois em cada monumento estudado, puseram um azulejo com o nome do projeto, e assim, disponibilizando esses conhecimentos a todos.

Após a fala dos universitários, a mesa de honra foi formada, e a compondo estavam o Reitor da UTFPR, prof. Luiz Alberto Pilatti, o Diretor-Geral do Câmpus Curitiba, prof. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, as Professoras da UTFPR Gicele Portela – orientadora do projeto, Ana Carolina Oliveira, e o convidado de honra Rafael Greca, Prefeito de Curitiba.

Para prestigiar o evento, o Prefeito elogiou a iniciativa de fomentar a preservação dos patrimônios históricos, e relatou que quando jovem, passou por situação parecida quando teve de fazer fotos e relatórios de vários monumentos históricos para que houvesse preservação dos mesmos. Aconselhou os estudantes de arquitetura presentes no recinto, dizendo para inventarem coisas firmes, úteis e belas. Também alegou que acolheu o projeto para instituir o incentivo para restauração das casas. Por fim disse que o mais importante é dar uso às construções, pois sem isso não há conservação.

A finalização do evento foi feita pelo Reitor e o Diretor-Geral do Câmpus Curitiba, que agradeceram a presença de todos e parabenizaram os estudantes de arquitetura pelo belo projeto que não só da visibilidade para a UTFPR, mas para Curitiba inteira. Depois de encerrado o evento, o Prefeito foi convidado a colar o azulejo do projeto em frente à UTFPR.

Link da página oficial do projeto para mais informações: <https://www.facebook.com/Patrimonio-e-Restauro-UTFPR-966684316743215/?hc_ref=ARSbErxHaDCir3dybL_guFuhOdFA_O2GtX2vB4g8g28I347ps_EVAmEmeFImWS5OGuk>