Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > LUMINÁRIA SUSTENTÁVEL É PROJETO FINALISTA NO PRÊMIO BOM DESIGN PARANÁ

LUMINÁRIA SUSTENTÁVEL É PROJETO FINALISTA NO PRÊMIO BOM DESIGN PARANÁ

publicado: 02/07/2018 16h19 última modificação: 02/07/2018 16h19

Júlia Duda (COMORG, UTFPR)

A estudante Kauhana Silva, do curso de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Curitiba, desenvolveu o projeto de uma luminária sustentável, feita com matéria prima renovável, e está concorrendo como finalista no Bom Design Paraná, um importante prêmio da área.

O projeto “Compósito Biodegradável de Fibras Vegetais e Poliuretano de Mamona: Aplicações ao Design de Produto” foi orientado pelo professor Ugo Belini, da UTFPR. A estudante teve como iniciativa o desenvolvimento de dois novos compósitos sustentáveis para a utilização na confecção de objetos, tendo em vista o conceito de Ecodesign. Após uma série de testes, foi concluída a inviabilidade da utilização de um desses compósitos devido à fragilidade, sendo que, assim, apenas um material pode seguir no projeto.

Kauhana Silva apresenta um novo compósito de fibras vegetais para aplicação em design de produto; a combinação foi feita a partir de resíduos da grama e poliuretano do óleo de mamona. Esse material natural pode ser utilizado em joias, objetos de decoração, embalagens, luminárias, dentre outros. O objeto escolhido pela aluna para a realização do protótipo foi uma luminária, que apresenta 80% de materiais biodegradáveis.

Mais informações:
- Prof. dr. Ugo Belini - ubelini@utfpr.edu.br –
- Kauhana Silva - - kauhanas@alunos.utfpr.edu.br
Prof. Dr. Everilton José Cit, Chefe do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial - (41) 3310-4593