Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Manifestações corporais de culturas negras são o tema do II Seminário de Dança no campus Curitiba

publicado: 26/11/2018 17h38 última modificação: 26/11/2018 17h38

Evento promovido pelo DAESO trouxe visibilidade à comunidade negra.

Reportagem: Kelvin Morais Bomfim

O departamento acadêmico de estudos sociais (DAESO), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizou o “II Seminário de Dança”, com o tema qualidade de vida e as coreopolíticas das diásporas negras. O evento, que ocorreu em novembro, foi aberto a estudantes e comunidade externa e foi coordenado por Juliana Greca, professora do departamento e dançarina.

A programação contou com diversas atividades corporais relacionadas com a cultura negra, como oficinas de dança e rodas de capoeira e “mesa temática”, um momento para debater questões que envolvem a qualidade das vidas negras, suas expressões culturais e seus corpos políticos.

Participaram do evento palestrantes como: Heliana Hemérito, ativista no Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas (CANDACES-BR), e Leonardo da Cruz, bailarino, professor e pesquisador em danças afro-brasileiras, brincante em danças da cultura popular.

O evento fez parte do dia da consciência negra (20/11). Por esse motivo, as práticas culturais são voltadas para as manifestações corporais da comunidade afrodescendente. Elas serão abordadas como parte importante da valorização de sua cultura e combate ao racismo.