Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Marcela Mohallam Oliveira participa de artigo com publicação de relevância internacional

Marcela é professora do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI) do campus Curitiba
publicado: 18/11/2018 11h07 última modificação: 18/11/2018 11h07

Reportagem de Nayara Antiquera (COMORG – DALIC, campus Curitiba)

A Royal Society of Chemistry (RSC), comunidade química de destaque mundial, publicou em seu principal periódico, o Chemical Science, artigo baseado na tese de doutorado da aluna Laís Cristine Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O texto também foi selecionado pela RSC para compor o “Hot Paper 2018” do Chemical Science e a coleção “Pick of the week”, o que demonstra que obteve destaque entre todos os aceitos e publicados pela comunidade.

O trabalho é baseado nos estudos desenvolvidos durante a tese da doutoranda, que contou com a direção do professor Aldo Zerbin e orientação de docentes da área de Química, entre eles a professora Marcela Mohallam Oliveira, do Departamento Acadêmico de Química e Biologia do campus Curitiba.

Intitulado “Facile room temperature synthesis of large graphene sheets from simple molecules”, o artigo aborda um método de síntese de grafeno em temperatura ambiente, realizado a partir de moléculas simples. O grafeno é um composto químico formado por átomos de carbono compactados, e é considerado o material mais forte, fino e leve conhecido atualmente, além de ser um ótimo condutor de calor e eletricidade – características estas que fazem dele o “futuro da tecnologia”. A docente Marcela Oliveira, tendo vasta experiência nas subáreas da Química Inorgânica e da Físico-Química, pôde contribuir enfaticamente nos estudos realizados sobre este material.

A seleção e publicação, ocorrida em agosto último, do artigo no principal periódico de Química da RSC foi uma grande conquista para a doutoranda e os docentes envolvidos. Devido à participação da professora Marcela no desenvolvimento e orientação do trabalho, essa conquista é significativa também para o DAQBI, o campus Curitiba e para a UTFPR, representados na área da pesquisa química, em nível internacional.