Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Mestranda em Administração ganha prêmio em Estudos Organizacionais

Mestranda em Administração ganha prêmio em Estudos Organizacionais

ORGULHO

Victoria Barboza recebeu um dos prêmios mais importantes da área
publicado: 03/10/2023 09h31 última modificação: 03/10/2023 09h32
Ao meio, Victoria Barboza segura o prêmio recebido no EnANPAD 2023 (Foto: arquivo pessoal).

Victoria Barboza de Castro Cunha, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UTFPR Curitiba, recebeu o prêmio de melhor artigo de Estudos Organizacionais no XLVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), o EnANPAD 2023, por seu trabalho “Criminal Investigation as a Societal Grand Challenge: New Insights from a Saturated Field”.

O artigo “defende que não se pode esperar que os desafios da sociedade sejam ‘sanados’ por determinadas comunidades de prática se, na verdade, eles são criados no seio da coletividade, apesar da tendência de sempre se atribuir ‘culpados’ e/ou grupos de interesse que estariam mais indicados para solucionar determinados problemas, como é o caso de a segurança ser responsabilidade exclusiva do trabalho investigativo/policial, sem a participação dos indivíduos” explica Victoria.

O interesse pelo tema surgiu do projeto que a pesquisadora participa por meio da bolsa que recebe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O coordenador do projeto, o professor Rafael Alcadipani (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), pediu que ela elaborasse uma revisão de literatura sobre “grandes desafios da sociedade”, um tema em alta em praticamente todas as áreas da Administração e até fora dela. Dali em diante, a estudante se aprofundou no assunto.

“Ganhar um dos prêmios mais importantes em Administração antes mesmo de iniciar o doutorado, e ainda sobre um tema com o qual não tinha a menor familiaridade, indica que aquela garota que entrou no mestrado sem muitas expectativas com a carreira acadêmica se tornou pesquisadora ao longo do processo formativo e ainda traz um enorme potencial em relação a tudo o que pode vir a conquistar”, celebra Victoria.

Quem acompanhou Victoria de perto nessa trajetória foi o orientador, o professor Thiago Cavalcante Nascimento, chefe do Departamento de Gestão e Economia (DAGEE) da UTFPR Curitiba e professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). “Para um professor como eu, que acredita no poder da Educação como elemento central de uma verdadeira transformação social, ver a Victoria alcançar este nível de reconhecimento por suas pesquisas é extremamente gratificante”, comemorou.

O professor entende que “este reconhecimento é mais um sinal do compromisso que temos com a educação e que o aluno precisa estar no centro das atenções, de forma a alcançar o seu potencial e contribuir, efetivamente, para dirimir os problemas que a sociedade enfrenta”.

ANPAD

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) é responsável por promover o ensino, a pesquisa e a produção de conhecimento dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins no território brasileiro. A associação é é o principal órgão mediador de relações entre programas associados, grupos de pesquisa da área e a comunidade internacional.

Desde 1977,  a associação promove o EnANPAD (Encontro da ANPAD), um congresso anual para discutir temas pertinentes à área de gestão. Este ano, o encontro trouxe pesquisas voltadas para o “Rigor, relevância e impacto da pesquisa em Administração” e, dentre aquelas inscritas na divisão de Estudos Organizacionais, se destacou a de Victoria.