Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Metodologia de Ensino Inovador (MEI-U) coloca alunos em contato com o mercado de trabalho

Disciplinas extensionistas são realizadas em laboratório transdisciplinar
publicado: 05/07/2023 15h29 última modificação: 05/07/2023 15h29
Mais de 75% das horas associadas às disciplinas são de trabalho em equipe (Foto: Emanuela Oliveira).

A Metodologia de Ensino Inovador da UTFPR (MEI-U) é um laboratório de metodologia transdisciplinar de desenvolvimento de projetos que aproxima estudantes do mercado de trabalho. Com o auxílio de docentes, alunos de diferentes áreas se juntam em equipes para solucionar dificuldades enfrentadas por organizações parceiras durante um período letivo. “A cooperação entre a universidade, iniciativa privada e órgãos públicos tem potencial enorme na resolução de problemas da contemporaneidade”, frisa a professora envolvida no MEI-U, Eunice Liu.

Durante o processo são realizadas visitas, reuniões e entrevistas para o entendimento e resolução do desafio. Para garantir a qualidade e o conhecimento aprofundado do problema, é designado um tutor, geralmente um profissional da empresa parceira, que ampara os estudantes ao longo do processo. “O grande desafio é que cada membro da equipe entenda e aceite a diversidade de perspectivas, contextos, visões e expertises de cada um dos cursos e dos atores externos envolvidos. A superação deste desafio, em específico, demanda tolerância, aceitação, humildade e flexibilidade. Durante a gestão e execução dos projetos, responsabilidade, comprometimento, disciplina e comunicação são fundamentais”,  salienta a professora do projeto, Keiko Ono Fonseca.

Os critérios utilizados para avaliar o sucesso e a eficácia dos projetos desenvolvidos no MEI-U são voltados à evolução da equipe durante a execução, criatividade das soluções, comprometimento, dedicação, profundidade, documentação entregue, comunicação, gestão da equipe e protótipo. As métricas de avaliação são atualizadas todos os semestres, como resultado de cada nova experiência.

Além disso, a subjetividade faz parte de alguns indicadores de desempenho – a perspectiva dos professores ou dos atores externos é, em geral, única e baseada no seu conhecimento específico, é um balanceamento de pesos discutido pelo corpo docente para realizar as avaliações.

“Trabalhamos para trazer aos estudantes experiências importantes de trabalho em equipe e em problemas complexos, que exigem reflexão e perspectivas de sistemas. Profissionais com este tipo de experiência serão cada vez mais valorizados em uma sociedade moderna onde tarefas que não exigem reflexão podem ser automatizadas com ferramentas de Inteligência Artificial”, declara Keiko.

Quem pode participar

O MEI-U é oferecido por meio das disciplinas Smart Projects e Smart Challenges, que proporcionam um ambiente propício para a aplicação da metodologia multidisciplinar. Mais de 75% das horas associadas às disciplinas são de trabalho em equipe.

Para participar do MEI-U, os estudantes da UTFPR devem estar no mínimo no quarto período, no caso de bacharelados e tecnologias. Já os alunos de engenharia devem estar no quinto período. Os cursos incluem bacharelados em Administração, Design, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Química, Sistemas de Informação e o curso de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações.

As empresas interessadas em se tornar parceiras do MEI-U devem apresentar um desafio real enfrentado pela instituição, que possa ser resolvido dentro de um período letivo de quatro meses. Além disso, devem disponibilizar um profissional da própria empresa para atuar como tutor dos estudantes, com amplo conhecimento do problema apresentado. A organização também deve permitir que os estudantes tenham o acesso necessário para a resolução adequada do problema, incluindo a realização de testes no local, além de fornecer as condições necessárias para sua realização. O e-mail para entrar em contato com a equipe do projeto é: mei-u-ct@utfpr.edu.br.