Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação visita a UTFPR

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação visita a UTFPR

INOVAÇÃO

Paulo Alvim veio conhecer as instalações do Campus Curitiba e as pesquisas dos demais campi da Universidade
publicado: 13/05/2022 09h56 última modificação: 03/11/2022 12h12
Equipe diretiva da UTFPR recebe a Comitiva do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Defesa e da Finep. (Foto: Decom)

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, esteve nesta terça-feira, dia 10, em visita à UTFPR. Ele veio conhecer as estruturas das três sedes do Campus Curitiba e estabelecer parcerias entre a Universidade, o MCTI e o Ministério da Defesa (MD) para desenvolvimento de tecnologia e inovação. Alvim foi recebido pelo reitor Marcos Schiefler e, em seguida, participou de um evento, realizado no miniauditório do Campus, para apresentação das ações institucionais.

“Quero começar agradecendo todo o esforço que a UTFPR realizou durante a pandemia em desenvolvimento de ações que resultaram em benefício a toda a sociedade paranaense. O Paraná sempre se destaca quando o assunto é inovação e, por isso, tenho orgulho de começar as minhas visitas pela Região Sul por esse Estado, e na UTFPR. Só para dar um exemplo da importância dessa instituição, em um edital que está com chamadas abertas para Parque Tecnológico, a UTFPR está concorrendo com duas propostas entre as 50 que estão participando”, destaca o ministro Alvim.

O reitor agradeceu o reconhecimento do ministro e apresentou o que a Universidade fez durante todo o período de pandemia e a trajetória institucional, além de apontar a atuação em todas as regiões do Estado com os 13 campi. “Temos muito orgulho da nossa instituição e o que ela representa. Não medimos esforços em realizar planos e ações que beneficiem toda a sociedade e, com isso, temos ainda mais certeza da importância de fazermos parte de uma universidade com viés tecnológico”, afirma Schiefler.

O ministro veio acompanhado do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Waldemar Barroso Magno Neto, do assessor da Finep, Caetano de Bastos, do diretor cientifico e tecnológico da Finep, Marcelo Bertolini, do secretário de Produtos de Defesa (Seprod) do Ministério da Defesa, Carlos Eduardo da Mota Góes, do diretor do Departamento de Ciência Tecnologia e Inovação (Condefesa) do Ministério da Defesa, Sidnei Prado, e da deputada federal, Aline Sleutjes.

O presidente da Finep, Waldemar Barroso, ressaltou a importância da inovação das instituições. “Investir em ciência e inovação faz com que tenhamos ainda mais avanços nessa área”, diz.

Durante o evento, os diretores gerais dos campi Curitiba, Dois Vizinhos e Toledo, Rossana Finau, Everton Lozano e Elder Schemberger, respectivamente, apresentaram projetos em andamento e previstos nas sedes. Além deles, o professor do Campus Curitiba, João Carlos Roso, e o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec), Rubens Alexandre de Faria, também expuseram as iniciativas de pesquisa realizadas na Instituição.

À tarde, toda a comitiva foi conhecer as instalações dos laboratórios da Sede Centro, Ecoville e Neoville.

Acesse as fotos do evento no Flickr oficial da UTFPR.

Fonte: DIRCOM/UTFPR