Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Museu de Tecnologias recebe estudantes de colégios públicos

Museu de Tecnologias recebe estudantes de colégios públicos

Videogames, telefones de disco e disquetes fazem parte do acervo
publicado: 25/05/2023 10h39 última modificação: 25/05/2023 10h39
O professor Luiz Pelisson explica as peças do amplo acervo do MUTEC (Foto: Walter Bach).

Na manhã da última terça-feira, 23 de maio, o Museu de Tecnologias (MUTEC) da UTFPR, localizado na sede Neoville, recebeu duas turmas do Colégio Estadual Eurides Brandão, da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A visita foi guiada pelo professor Luiz Augusto Pelisson, do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF). Essa é uma das muitas visitas estudantis que o MUTEC está recebendo.

O acervo do MUTEC inclui máquinas de escrever, caixas registradoras, videogames, televisões, telefones, computadores, câmeras fotográficas e outros aparelhos antigos doados à universidade a partir de coleções particulares. Além de preservados como parte da história da evolução tecnológica, eles ainda funcionam - como a máquina de escrever testada pelos alunos.

"Nunca tive contato com essas tecnologias. Cheguei a ver em foto, mas nunca consegui tocar nem ver de perto", conta a aluna Letícia Gonçalves, do primeiro ano do ensino médio técnico em desenvolvimento de sistemas. "A gente vê a evolução de um computador que não é tão desenvolvido como agora, e é incrível ver todo o começo e a evolução que ele teve".

Bruna Pereira, professora de história, levou os alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio ao MUTEC "para eles conhecerem um pouco da história da tecnologia, e saberem como ela chegou a ser o que é hoje". Os alunos, com idade média de 15 anos, nasceram inseridos em outro contexto tecnológico. "Eles nasceram com celulares e computadores, e a nossa geração acompanhou a inserção do celular e do computador na nossa sociedade. Enquanto historiadora, achei interessante que eles fizessem essa cronologia", ressalta.

Registrando a história

O MUTEC foi criado nos anos 2000, a partir das aulas do professor Luiz Augusto Pelisson, que notava o interesse dos alunos nas tecnologias.

Além de aberto às visitas para que as novas turmas possam conhecer as peças antigas, a equipe do museu - liderada pelo professor Luiz - pretende implementar QR codes nos equipamentos expostos. "A gente pretende ampliar o museu e agregar outra tecnologias", explica o professor. "A ideia é que o aluno venha com o celular, aponte para o QR code e tenha a história dos dispositivos, quando aquele dispositivo foi fabricado, para o que ele servia".

Clique aqui para conhecer mais sobre a história do MUTEC.

Museu de Tecnologias (MUTEC)

Sede Neoville, R. Pedro Gusso, 2601, Neoville - Cidade Industrial de Curitiba

As visitas são acompanhadas e precisam ser agendadas

Contato pelo e-mail: pelisson@utfpr.edu.br