Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Neoville sedia Campeonato Regional Sul de Bocha Paralímpica

Neoville sedia Campeonato Regional Sul de Bocha Paralímpica

Estudantes de Educação Física vivenciam o esporte paralímpico
publicado: 14/04/2023 16h59 última modificação: 14/04/2023 16h59
Os melhores colocados garantem vaga no campeonato brasileiro (Foto: Aline Nunes).

A sede Neoville do campus Curitiba sedia o Campeonato Regional Sul de Bocha Paralímpica, de 14 a 16 de abril. O evento tem a participação de 77 atletas de cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Os competidores são divididos em quatro classificações funcionais, que têm por objetivo equalizar a competição.

O evento é aberto ao público e é realizado entre 9h30 e 16h. O encerramento é no domingo, às 13h. “A Bocha Paralímpica é uma das modalidades que abordamos no nosso curso”, explica Raquel Chaves, professora do curso de Educação Física da UTFPR. “Temos uma disciplina de Fundamentos da Atividade Física Adaptada, com reflexões sobre a pessoa com deficiência e o esporte”.

O evento foi registrado como uma ação de extensão e proporciona oportunidade para os estudantes vivenciarem na prática os estudos da sala de aula. No campeonato eles também atuam no controle dos cronômetros. “A UTFPR apoiar esse evento é um privilégio”, afirma Camila Santiago Luz, aluna do sexto período de educação física. “Temos essa chance para entrar em contato com os atletas e entender melhor o que é a Bocha Paralímpica, o quanto ela é transformadora para os atletas, treinadores e também para a gente que ajuda aqui no evento", completa.

“A gente sabe que na nossa sociedade a deficiência é muito pouco debatida, há pouco acesso em todos os campos, inclusive na área de educação física e nós sabemos que a atividade física é importante para todos os tipos de pessoa, principalmente para as pessoas com deficiência”, esclarece Camila. “Esse acontecimento aqui na UTFPR, na nossa casa, faz com que a gente cresça e consiga se tornar um profissional diferenciado por ter vivido esse evento”.

Um dos atletas que disputam o campeonato é o Marcelo dos Santos, prata nas Paralimpíadas do Rio, em 2016. Marcelo busca uma boa colocação no campeonato regional para seguir em destaque para o brasileiro, que será disputado em setembro, em Fortaleza. “Eu me preparei bastante para chegar aqui e alcançar o objetivo que é alcançar essa vaga. Quero chegar ao pódio e ao primeiro lugar”.

O convite para sediar o campeonato

A UTFPR sedia o Campeonato de Bocha Paralímpica de 2023 graças a um convite do professor Darlan França Ciesielki Júnior, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Como a professora Raquel conta, “surgiu um convite por meio do professor Darlan, que desenvolve a Bocha adaptada aqui em Curitiba. Ele atua na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), e também em outros polos, e está envolvido nesse trabalho há muitos anos. Sabendo do nosso trabalho aqui em Curitiba, ele nos procurou, representando a instituição, e desenvolvemos uma atividade de extensão em que os alunos pudessem se envolver”.

A Bocha Paralímpica

Na Bocha, o objetivo dos participantes é lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma bola-alvo, e pode ser competida em duplas, equipes ou individualmente. A modalidade Paralímpica é direcionada para pessoas com deficiência com um alto grau de severidade, que acolhe pessoas com paralisia cerebral, classificadas em até quatro níveis. Os participantes competem dentro do seu nível de classificação, e cada um tem as suas adaptações para lançar as bolas.

Campeonato Regional Sul de Bocha Paralímpica

14 a 16 de Abril de 2023