Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Falecimento da servidora Maria Cristina de Souza

Falecimento da servidora Maria Cristina de Souza

LUTO

Cristina era professora aposentada do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC) e exerceu várias funções ao longo de sua carreira como servidora pública
publicado: 18/08/2021 14h34 última modificação: 12/11/2022 19h44
Foto: Arquivo pessoal

[NOTA EDITADA EM 19/08/2021 - 11h]

O campus Curitiba comunica com pesar o falecimento, nesta quarta-feira (18/08), da servidora Maria Cristina de Souza, professora aposentada do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC). A professora Maria Cristina exerceu várias funções ao longo de sua carreira como servidora pública. Foi chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DIDEP) no ano de 2004. Logo em seguida, assumiu a chefia de gabinete do campus Curitiba durante a gestão do diretor-geral Paulo Osmar Dias Barbosa (2004-2008). Também foi assessora de comunicação do campus Curitiba de 2006 a 2008 e, mais tarde, assumiu a assessoria-adjunta de Comunicação Institucional da Reitoria, de 2008 a 2010. Entre 2010 e 2013, assumiu a Coordenação da Diretoria de Relações Interinstitucionais, à época, vinculada à Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC). Neste período, foi a interlocutora da UTFPR junto à CAPES para o Programa Ciência Sem Fronteiras. Também, coordenava as ações dos editais de Mobilidade Estudantil Nacional e Internacional.  Representou a UTFPR em vários eventos promovidos pela FAUBAI (Brazilian Association for International Education), NAFSA (Association of International Educators),

Coordenou a recepção de diversas missões de universidades estrangeiras à UTFPR  (e.g. comitiva de Universidades alemãs, Jena, Sidney, entre outras). Participou ativamente na efetivação de ações referentes aos: Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes Africanos e os do Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação. Também, negociou a formalização de inúmeros acordos de cooperação internacional entre a UTFPR e universidades estrangeiras (e.g. Furtwagen, Munich, Jena). Um profissional exemplar, organizada, comprometida, com extremo senso do dever público e preocupada com a inserção da UTFPR no cenário internacional.

Incansável, participou de inúmeras comissões institucionais e de muitas bancas examinadoras para mestrado e doutorado em sua área, além de fazer parte de vários grupos de pesquisa, como o GT Dramaturgia e Teatro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Escreveu quatro livros: "A tradição obscura: o teatro feminino brasileiro (2001);  "Festival Surrealista"  (2001); "Follies, um Teatro em Revista" (2008) e "A acrobata e o papel" (2011), todos dedicados ao teatro de revista, seu tema de pesquisa.

Professora Cristina tinha 58 anos e foi vítima da Covid-19.

O velório será realizado hoje (18/08), na Capela Vaticano - Esmeralda (Av. Desembargador Hugo Simas, 26 - Bom Retiro – Curitiba -PR) e a cremação está previsto para às 20h no Crematório Vaticano (Almirante Tamandaré-PR).

A UTFPR campus Curitiba lamenta o ocorrido e oferece condolências aos familiares e amigos da servidora.

Mais informações: Funerária Menino Deus (Curitiba): (41) 3076-4464

Assessoria de Comunicação do campus Curitiba