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Novo contrato do RU inicia dia 25/09

INSTITUCIONAL

Uma das novidades é a oferta de opção vegana
publicado: 21/09/2023 10h18 última modificação: 21/09/2023 10h18
Ru da sede Centro (Foto: ASCOM-CT).

Ru da sede Centro (Foto: ASCOM-CT).

No dia 25 de setembro, inicia o novo contrato dos Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba (UTFPR-CT). A empresa vencedora da licitação, operada pela modalidade Pregão Eletrônico, sob o n° 23/2023, é a Ozzi Alimentos LTDA. O novo contrato implica em uma série de mudanças no cardápio, na fiscalização das atividades por parte da UTFPR-CT e nas obrigações que deverão ser cumpridas pela empresa. Além disso, os RUs também passam a oferecer alimentação vegana e podem ser objeto de pesquisas científicas da comunidade acadêmica.

A equipe de planejamento do campus Curitiba, formada por servidores da Diretoria de Planejamento e Administração (DIRPLAD), consultou profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como Nutrição, Estatística, Segurança do Trabalho, Microbiologia, Engenharia Ambiental e Gestão de Resíduos. O objetivo foi garantir não somente a qualidade do alimento ofertado, mas também a correta destinação dos resíduos e a segurança dos trabalhadores contratados pela empresa vencedora.

A equipe consultou órgãos fiscalizadores, como Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), com o intuito de estabelecer parâmetros de qualidade para o contrato. A elaboração contou com pesquisas realizadas em Restaurantes Universitários de outras instituições públicas para avaliar a execução, gestão e fiscalização do contrato. Também foram realizadas pesquisas bibliográficas para analisar as ferramentas utilizadas na operacionalização de venda de tickets das refeições e aplicativos móveis destinados a RUs.

 

Cardápio

Um novo modelo de cardápio foi elaborado buscando atender as demandas da comunidade acadêmica, como a oferta de alimentação vegana. É possível acessar as opções indicadas no contrato no Anexo III do Termo de Referência da licitação. As medidas visam a adequação dos nutrientes presentes nas refeições para que haja maior abrangência de macronutrientes e micronutrientes.

O contrato antigo previa um cardápio que não podia ser alterado, o que gerava reclamações dos usuários, que consideravam as refeições repetitivas. Agora a empresa deverá cumprir uma lista de frequências na oferta de alimentos. No caso da proteína animal (carnes de frango, bovina, suína e de peixes), há uma quantidade mínima a ser servida em períodos de tempo. Alguns cortes de carne são previamente estabelecidos em contrato, como coxão mole, patinho e contra-filé. As proteínas animais também poderão ser usadas em preparações elaboradas, como lasanhas, empadões, feijoadas, madalenas, barreados.

O arroz, o arroz integral e feijões seguem no cardápio diário. As guarnições foram divididas naquelas ricas em carboidratos (macarrão, batata, mandioca, entre outras) e nas ricas em fibras (brócolis, repolho, couve, suflê, creme de milho, por exemplo). O novo contrato também obriga uma oferta diária de oleaginosas com o objetivo principal de complementar a alimentação dos vegetarianos e veganos. As duas ofertas de saladas continuam, sendo uma de folhosas (alface, rúcula, espinafre, repolho, mostarda) e outra com opções diversas (tomate, pepino, cenoura, beterraba).

As frutas da sobremesa serão mais variadas e preferencialmente de acordo com a oferta da estação do ano. No antigo contrato, eram servidas apenas maçã, banana e laranja. Outra mudança é no tamanho das porções de fruta, que agora tem um peso mínimo. A empresa contratada deverá realizar uma oferta mínima de sobremesas elaboradas (pudim, gelatina, sagu, entre outros), que deve ser de cinco a seis vezes por semana, contemplando almoço e jantar.

Os RUs seguirão ofertando suco, sendo que cada usuário tem direito a até um copo da bebida (200 ml), um valor superior ao contrato anterior, de 180 ml. É necessário trazer o próprio recipiente para o consumo. 

O novo contrato determina a realização de refeições especiais em datas comemorativas. A ideia é realizar interações culturais por meio de alimentos tradicionais ou festivos. Por exemplo, nos meses de junho e julho haverá duas receitas contendo pinhão, ingrediente típico da região. 

As fichas técnicas de cada alimento serão enviadas para a equipe de fiscalização que vai conferir se as refeições estão de acordo com o contrato. A medida visa padronizar as ofertas nas sedes Centro e Ecoville. Serão realizadas pesquisas de satisfação com os usuários dos RUs com o objetivo de verificar e solucionar problemas.

 

Pesquisas científicas

Os RUs poderão ser espaço de pesquisa da comunidade acadêmica. “Foi constatado que o Restaurante Universitário possui um grande potencial como catalisador de pesquisas científicas. Até o momento, observa-se uma integração limitada deste espaço com a comunidade acadêmica do Campus Curitiba, em contraste com o que foi identificado em outras instituições de ensino durante apresentações realizadas no 3° Encontro Brasileiro de Restaurantes Universitários. Diante dessa constatação, foi elaborado o Termo de Referência com o objetivo de facilitar a interação entre a comunidade acadêmica e o Restaurante Universitário, abrindo caminho para a realização de possíveis projetos colaborativos”, afirma Jéssika D’Arc Fernandes Zimermann, do Departamento de Materiais e Patrimônio (DEMAP), que participou da equipe de planejamento do Termo de Referência.

 

Planejamento

Para Andressa Aparecida Gama (DEMAP), presidente da equipe de planejamento, “todas as medidas estão sendo concebidas com o propósito de promover melhorias de longo prazo. O planejamento tem como objetivo alcançar aprimoramentos contínuos, abordando especificamente as questões estruturais, as quais desempenham um papel fundamental na prestação de serviços de alta qualidade. Isso, por sua vez, visa estimular novos investimentos e a captação de recursos adicionais para o desenvolvimento do Restaurante Universitário".

A empresa vencedora pode realizar a recontratação dos funcionários que já prestavam serviços no RU. Os usuários podem entrar em contato com a equipe de fiscalização pelo e-mail fiscalizacaoru-ct@utfpr.edu.br.