Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Núcleo de Escrita e Imagem oferece Oficinas de Marmorização e Encadernação Criativa

OFICINAS

As oficinas foram aplicadas na disciplina de Projeto Editorial Gráfico
publicado: 30/11/2022 13h11 última modificação: 30/11/2022 13h11
Exibir carrossel de imagens Durante as oficinas os alunos vivenciaram o fazer editorial. (Foto: ASCOM-CT)

Durante as oficinas os alunos vivenciaram o fazer editorial. (Foto: ASCOM-CT)

Ao longo do ano de 2022, o Núcleo de Escrita e Imagem da UTFPR, um projeto de extensão universitária da EDUTFPR, ofereceu diversas oficinas relacionadas ao fazer editorial. Essas atividades tinham como objetivo a capacitação da comunidade para documentação escrita e visual de pesquisas e projetos, contribuindo para formação de potenciais autores.

Os temas das oficinas foram: escrita, revisão de texto, português avançado, desenho de personagens, libras e marmorização. No mês de novembro, as Oficinas de Marmorização e Encadernação Criativa foram oferecidas, respectivamente, por Ana Paula Luz (@analuzmarbling) e pelo casal Paulo e Tatiana Hirami (@otakeoficinacriativa).

A marmorização, muito usada antigamente para enobrecer livros, é uma técnica artística utilizada para pintar papéis ou tecidos, desenhando com a tinta sobre a superfície da água de maneira única e original. Já na encadernação criativa, os participantes aprenderam a fazer um livro com cadernos costurados e capa dura, utilizando costura francesa. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de desenvolver um ofício manual, entendendo sua estrutura interna e anatômica, compreendendo a produção gráfica de livros, de forma sensorial e experiencial.

A professora Eunice Liu, que ministra a disciplina de Projeto Editorial Gráfico, acredita que as oficinas oferecem uma experiência rica para os alunos, integrando os sentidos ao envolver um “fazer com as mãos”, transmitindo e compartilhando o conhecimento da arte e do ofício de forma importante e especial. Para a aluna Gabriela Upeneck, estudante de Design Gráfico, a Oficina de Encadernação Criativa “foi uma oportunidade ótima de aprender com profissionais sobre uma técnica manual que tem em diversos livros e que poucas pessoas sabem como funciona”.