Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Núcleo de Fotografia da UTFPR lança livro Prelúdios Fotográficos - Coletânea

Núcleo de Fotografia da UTFPR lança livro Prelúdios Fotográficos - Coletânea

LIVRO

Coletânea retrata as exposições feitas por alunos
publicado: 06/08/2021 18h32 última modificação: 12/11/2022 19h44

O livro Prelúdios Fotográficos – Coletânea reúne exposições realizadas pelos estudantes nas disciplinas de fotografia dos cursos de Bacharelado em Design e Tecnologia em Design Gráfico, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da UTFPR, no segundo semestre de 2020. A obra foi lançada no fim do mês de julho em um evento de divulgação transmitido pelo canal oficial do Núcleo de Fotografia da UTFPR no Youtube.

A obra tem como objetivo organizar e divulgar o acervo visual produzido nas disciplinas. Ao todo, 44 estudantes participaram das exposições e 17 concederam as imagens para a composição da obra, contando com mais de 1000 imagens produzidas e exibidas. A coletânea é dividida em 164 páginas e 6 capítulos.

O livro é promovido pelo Núcleo de Fotografia da UTFPR por meio do último edital de Bolsa de Incentivo à Produção Artística-Cultural. A organização é de Elisangela Lobo Schitigatti, o projeto gráfico foi realizado por Júlia Pirchiner Maciel e Erica Casimiro Oba. O texto é de Alexandre Azevedo Perich e a revisão de Giulia Pietra Dal Col. “O livro digital é uma forma sutil de organizar o legado visual produzido pelos estudantes durante a pandemia. Além de inspirar a captação fotográfica, a coletânea objetiva promover a análise da imagem técnica e incentivar a pesquisa na área”, afirma Elisangela, organizadora da obra.

O livro pode ser acessado na plataforma Issuu ou fazer o download do PDF. Para obter mais informações, é possível acessar através do Instagram do Núcleo de Fotografia da UTFPR.

Imagens produzidas por Júlia Pirchiner

Exposições

O livro registra as imagens produzidas pelos estudantes em quatro exposições: Diários Fotográficos; Onde é?; Exposição Empatia; Vai Uma Dica Aí? Cada mostra apresenta uma proposição de olhar. Diários Fotográficos são fotos produzidas pelos discentes diariamente, retratando o dia a dia durante esse período de distanciamento social. A exposição Onde É? retrata a fotografia sob a técnica do abstracionismo.

A Exposição Empatia surgiu de uma parceria entre o Núcleo de Fotografia da UTFPR e o Projeto Estímulo, ação de extensão da UTFPR registrada no Departamento Acadêmico de Física e vinculada ao DADIN. O propósito foi produzir materiais fotográficos para orientação da comunidade em relação à doença de Parkinson.

A exposição “Vai Uma Dica Aí?” surgiu no Projeto Design Para a Produção e Consumo Sustentáveis, que existe desde 2017, em parceria com a Projeto Aproveita, Slow Food Brasil e a Slow Food Coré Etuba. O viés foi voltado para a produção de materiais que informassem ou orientassem acerca do alimento ou exigindo uma ação, como uma campanha.