Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > NUEVO LITERATURA, PROJETO DE EXTENSÃO DISCUTE LIVROS DISTÓPICOS

NUEVO LITERATURA, PROJETO DE EXTENSÃO DISCUTE LIVROS DISTÓPICOS

AMANHÃ (28) tem A Máquina do Tempo, do autor H.G. Wells.O encontro acontece na sala A 106, sede centro, às 10h30.
publicado: 27/11/2018 10h20 última modificação: 27/11/2018 10h20

Reportagem: Luis Felipe Barros (COMORG – DALIC)

Fazer uma leitura orientada a partir de oito distopias selecionadas da literatura clássica, em encontros marcados que ocorrem, algumas vezes, em parques ou lugares abertos.  Esse é o projeto de extensão Nuevo Literatura, idealizado pelo professor Francis Kanashiro Meneghetti, do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (DAGEE), do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

O projeto tem sido palco de debates e reflexões, com o objetivo analisar as entrelinhas das distopias literárias. O gênero, que se apresenta como uma antítese do sonho utópico, visa também refletir acerca de governos totalitários e repressivos que tentam moldar a sociedade a partir de valores morais desvirtuados e assustadores.

Literaturas clássicas como: Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley;  Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, e 1984, de George Orwell,  já foram temas desses encontros acontecidos em sala de aula ou locais externos. A próxima leitura a ser analisada será o livro A Máquina do Tempo, do autor H.G. Wells.O encontro acontece dia 28 de novembro (amanhã), na sala A 106 da UTFPR, sede centro, às 10h30.

O professor Francis Meneghetti reforça a importância da universidade abrir espaço para debates e informações em relação a esses assuntos, pois é “através de literaturas específicas, como romances distópicos, que se formam as habilidades para desenvolvimentos emocionais como  empatia, respeito e amor ao próximo”, relata.