Notícias
Oficina aborda o planejamento dos espaços da UTFPR Curitiba
PLANO DIRETOR
A Comissão de Elaboração do Plano Diretor (CEPD-CT) realizou na manhã desta quinta-feira, 15 de fevereiro, o quarto e último dia de atividades da Semana do Plano Diretor. A oficina “Planejando os espaços da UTFPR que queremos” refletiu sobre o uso, planejamento e organização das instalações do campus Curitiba.
A oficina foi coordenada por Douglas Renaux (DAELN), Orlando Pinto Ribeiro (DEAAU), Fábio Rodrigues Doi (DIPROC), João Paulo Kuzma (COTED), Anna Lucia Voros (DADIN), Simone Polli (DEAAU), Luciane Pedotti (DEPRO) e Cleverson Sgoda (DEPROJ). Os servidores contaram com o apoio dos monitores Barbara Stella dos Santos, Laise Bittencourt, Giuliano Brizola, Kesse Jhones Bueno e Nicolly de Souza.
Em um primeiro momento, os coordenadores da oficina apresentaram ao público um resumo do trabalho desenvolvido pela CEPD-CT. Na sequência, foi realizada uma dinâmica de grupo em que os participantes foram convidados a refletir sobre a pergunta: Quem deve ficar perto de quem numa futura reorganização das três sedes do campus Curitiba? “Os presentes apresentaram suas versões de como imaginam que as atividades acadêmicas e administrativas realizadas dentro da UTFPR deveriam se agrupar para extrair os melhores resultados de aproveitamento dos espaços físicos. As quatro propostas apresentadas não foram conflitantes em nenhum aspecto. Chegamos ao final do trabalho, com a percepção de que foram complementares, pois todas as propostas, embora tivessem enfoques diferentes, chegaram às mesmas conclusões em termos de organização espacial.”, conta o professor Orlando Ribeiro.
Semana do Plano Diretor
A Semana do Plano Diretor foi realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro. De acordo com a professora Simone Polli, presidente da CEPD-CT, as oficinas foram muito produtivas e contaram com ampla participação da comunidade acadêmica e das comissões de Elaboração e de Acompanhamento do Plano Diretor. A professora destacou o trabalho dos alunos que produziram as maquetes das três sedes da universidade, atividade que foi desenvolvida pelo grupo durante as férias de verão.
Segundo Polli, as oficinas foram importantes também para testar metodologias de participação da comunidade no processo de desenvolvimento do Plano Diretor. “Foi um momento ímpar de discussão da universidade, um momento que temos hoje para pensar o futuro que queremos e, assim, dando início ao período de interpretação da realidade, que começa a partir desse ano”, disse.
Clique aqui mais sobre o primeiro dia da Semana do Plano Diretor.
Clique aqui para saber mais sobre o segundo dia da Semana do Plano Diretor.
Clique aqui para saber mais sobre o terceiro dia da Semana do Plano Diretor.