Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Parceria da UTFPR Câmpus Curitiba com Prefeitura de Pinhais

Parceria da UTFPR Câmpus Curitiba com Prefeitura de Pinhais

publicado: 20/03/2018 12h18 última modificação: 22/03/2018 10h47

Parabéns Pinhais pelo seu aniversário – 26 anos!! Estamos comemorando 8 anos de parceria com a UTFPR-CT e o município de Pinhais.

A UTFPR –CT e o município de Pinhais desenvolvem projetos de cooperação técnica ao longo de 8 anos. A primeira ação de parceria começou em 2010 com o evento Justiça no Bairro, são cerca de 10.000 pessoas que passam pelo evento todos os anos e a UTFPR-CT sempre esteve representada. A última edição do Justiça no Bairro ocorreu no dia 10 de março deste ano, no qual estiveram presentes 15 estudantes voluntários de diferentes cursos de graduação e a Diretora de Relações Empresariais e Comunitárias – UTFPR-CT, Prof.ª Silvana Weber e a Assessora de Saúde e Meio Ambiente – Reitoria, a Prof.ª Tamara van Kaick.

As ações da UTFPR em parceria com a Prefeitura de Pinhais se estenderam além dos eventos com o projeto de extensão Vida à Água, que atuou durante 6 anos em duas escolas municipais. As relações se fortaleceram e culminaram na organização do I Seminário Internacional de Educação – que iniciou em 2011 e que terá a sua 8ª edição neste ano. Este Seminário é um marco na formação de professores do ensino fundamental e foi transformado em lei (nº 1757, de 22 de agosto de 2016) pelo município, que possui a obrigatoriedade de realizar o mesmo todos os anos no mês de agosto. A parceria permaneceu, lançou suas sementes e frutificou com mais dois projetos de extensão: um para a formação de docentes para o ensino experimental de Ciências e outro para atender alunos com altas habilidades e superdotação.

O Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – PPGFCET da UTFPR-CT também estabeleceu uma proposta de trabalho conjunto, atuando em mais 4 eventos voltados para a formação de professores do ensino fundamental: Seminário Metropolitano de Educação Ambiental; Seminário da Diversidade; Seminário da Educação Infantil e o Fórum da Educação Especial. A parceria entre o município de Pinhais e a UTFPR-CT são um exemplo da interação dialógica na qual a transmissão de conhecimentos acadêmico-científicos pela Universidade atendem os interesses da sociedade, que quando aliados possibilitam experiências vivenciais que promovem a produção do conhecimento.

Em todas as ações desenvolvidas com o Município de Pinhais a UTFPR-CT pode exercitar os 3 eixos fundamentais de sua missão: ensino, pesquisa e extensão. A UTFPR-CT parabeniza mais uma vez o município de Pinhais pelo aniversário e desejamos que as parcerias rendam ainda mais frutos e propiciem um futuro melhor para os cidadãos.

Foto: Prefeita Marli, Vice-Prefeita Rosa e o ex-Prefeito Luiz Goulart visitando o
stand da UTFPR no Justiça no Bairro. Alunos da UTFPR e Diretora da DIREC
–CT Prof. Silvana Weber.

Foto: alunos voluntários e Prof. Tamara van Kaick.

Foto: alunos voluntários que atuaram no Justiça no Bairro.